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Título: A CONTRIBUIÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Título alternativo: THE CONTRIBUTION OF THE TEACHING SEQUENCE IN THE PROCESS OF TEACHING MATHEMATICS IN CHILD EDUCATION

Autoria de: Aline Cristina da Silva

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Segundo membro da banca: Ludmila Magalhães Naves

Palavras-chaves: Educação Infantil, Sequência didática, Ensino da matemática, Lúdico, Jogos educativos.

Data da defesa: 18/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 02/05/2022

Data da publicação: 02/05/2022

Referência: Silva, A. C. d. A CONTRIBUIÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2022. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A presente pesquisa discute a importância e as contribuições da sequência didática para o ensino da matemática na Educação Infantil. O objetivo principal da presente pesquisa é propor uma sequência didática para trabalhar as habilidades matemáticas na Educação Infantil. A metodologia adotada na elaboração dessa pesquisa é qualitativa, de natureza básica, com resultados apresentados por meio da análise de pontos de vista das diferentes teorias que tratam o assunto. Logo, será utilizado caráter exploratório de revisões bibliográficas com embasamento teórico em artigos e livros com o objetivo de compreender os comportamentos e as contribuições da sequência didática para o ensino na educação infantil. O procedimento adotado para coleta de dados é a pesquisa bibliográfica, visto que, utilizará referenciais teóricos já analisados. Com isso, chegou-se à conclusão que o uso da sequência didática contribui para o processo de ensino da matemática na Educação Infantil, sendo utilizada de forma a fazer a criança pensar instigar à criação, a sensibilidade, a interação, manipulação, o contato com objetos e auxiliando a criança a compreender situações de classificação. Tudo isso é possível, pois a Educação Infantil possui orientações estabelecidas pela BNCC para que esses aspectos citados sejam trabalhados.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20212201721001

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54856

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Aline Cristina da Silva e Universidade Federal de Lavras

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