SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: Relações de gênero e Educação Infantil uma análise sobre brincadeiras e interações

Autoria de: Lorraine Neves dos Santos

Orientação de: Carolina Faria Alvarenga

Presidente da banca: Carolina Faria Alvarenga

Primeiro membro da banca: Apolliane Xavier Moreira dos Santos

Segundo membro da banca: Franciane Sousa Ladeira Aires

Palavras-chaves: brincadeiras, DCNEI, Educação Infantil, gênero, interações

Data da defesa: 14/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 02/05/2022

Data da publicação: 02/05/2022

Referência: Santos, L. N. d. Relações de gênero e Educação Infantil uma análise sobre brincadeiras e interações. 2022. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Este artigo aborda questões acerca da importância do gênero na Educação Infantil, entendido como conceito imprescindível para a construção social e das identidades no cotidiano educativo. Teve como objetivo compreender a importância das relações de gênero nas interações e brincadeiras na Educação Infantil, a partir do diálogo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, documento de autoavaliação institucional participativa, baseado no documento nacional, e o referencial teórico da Sociologia e Pedagogia da Infância. Ao tecer um estudo sobre as interações e brincadeiras como eixo das práticas pedagógicas na Educação Infantil, estabeleço um diálogo sobre as relações de gênero, concebido como campo analítico sobre os direitos fundamentais das crianças. Assim, reflito sobre a importância da intencionalidade da professora na Educação Infantil, da escuta ativa e do acolhimento das diferenças no cotidiano com as crianças ao entrelaçar caminhos que possam promover a igualdade de gênero

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20212201721002

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54873

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lorraine Neves dos Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo