SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: PEDAGOGIA HOSPITALAR IMPORTÂNCIA E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Autoria de: Natalia Gabriela de Oliveira Silva

Orientação de: Jacqueline Magalhaes Alves

Presidente da banca: Jacqueline Magalhães Alves

Primeiro membro da banca: Sidney de Almeida Ferreira

Segundo membro da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões

Terceiro membro da banca: Tathiana Tavares Menezes

Palavras-chaves: Pedagogia hospitalar, atendimento humanizado, qualificação profissional, educação, saúde.

Data da defesa: 27/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 03/05/2022

Data da publicação: 03/05/2022

Referência: Silva, N. G. d. O. PEDAGOGIA HOSPITALAR IMPORTÂNCIA E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL. 2022. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A Pedagogia Hospitalar difere da forma tradicional que a sociedade imagina quando a temática é Educação, pois esta modalidade ultrapassa os muros da escola, buscando atender e atuar com a criança ou adolescente no ambiente hospitalar. É inquestionável a existência de leis que amparam esse atendimento educacional a estudantes e pacientes em internação, porém, ainda existe uma diversidade de empecilhos que circundam a oferta integral desse atendimento. Sendo assim, por meio deste trabalho buscamos demonstrar a necessidade de profissionais Pedagogos e Pedagogas nesses espaços, evidenciar a importância da qualificação sobre a formação de professores e professoras, apresentar as legislações vigentes que defendem e são garantias para essa atuação em hospitais e destacar as perspectivas e práticas pertinentes a essa profissão. Ademais, a monografia contou com a pesquisa bibliográfica provocada inicialmente pela leitura do livro ??Pedagogia Hospitalar a humanização integrando educação e saúde??, de Elizete Lúcia Moreira Matos e Margarida Maria Teixeira de Freitas Mugiatti, ampliada, em seguida, pela busca de referencial teórico acerca do tema bem como de análise documental sobre a legislação pertinente. Realizamos também entrevista com a profissional Renata Reis Barbosa, a qual já trabalhou como Pedagoga Hospitalar em sua trajetória profissional. Para tanto, com esse trabalho defendemos e enfatizamos a importância do atendimento educacional de maneira humanizada, buscando valorizar crianças e adolescentes como cidadãs e cidadãos que devem ter a garantia do direito à educação e à saúde.

Abstract: Hospital Pedagogy differs from the traditional way that society imagines when the issue is Education, because this modality goes beyond the school walls, seeking to attend and act with the child or teenager in the hospital environment. The existence of laws that support this educational service to students and inpatients is unquestionable however, there is still a diversity of obstacles that surround the integral offer of this service. Thus, through this work, we sought to demonstrate the need for professional Pedagogues in these spaces, highlight the importance of the qualification on the formation of teachers, present the current legislations that defends and guarantee this performance in hospitals, and highlight the perspectives and practices pertinent to this profession. Moreover, the monograph relied on bibliographic research initially provoked by the reading of the book ??Pedagogia Hospitalar a humanização integrating education and health??, by Elizete Lúcia Moreira Matos and Margarida Maria Teixeira de Freitas Mugiatti, expanded, afterwards, by the search for theoretical referential about the theme as well as by the documental analysis about the pertinent legislation. We also interviewd Renata Reis Barbosa, who has worked as a Hospital Pedagogue in her professional career. With this work we defend and emphasize the importance of educational care in a humanized way, seeking to value children and adolescents as citizens who must have the right to education and health as a guarantee.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20212201721019

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54997

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Natalia Gabriela de Oliveira Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo