SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFLA EM TEMPOS DE PANDEMIA UM OLHAR SOBRE A QUARENTENA BRINCANTE

Autoria de: Beatriz Maria de Nazare Siqueira

Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima

Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima

Primeiro membro da banca: André José Rodrigues Junior

Segundo membro da banca: Regilson Maciel Borges

Palavras-chaves: brincar, quarentena, brincante, brinquedoteca, universitária

Data da defesa: 25/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 07/05/2022

Data da publicação: 07/05/2022

Referência: Siqueira, B. M. d. N. BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFLA EM TEMPOS DE PANDEMIA UM OLHAR SOBRE A QUARENTENA BRINCANTE. 2022. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: As crianças já nascem imersas no contexto cultural e é pelo brincar que ocorre apropriação e entendimento da cultura na qual está inserida. Estando integrada a uma sociedade que perpassa por diversos cenários é necessário revisitar e discutir quais os tempos e espaços do e para o brincar. Nesse sentido, o trabalho em tela visa apresentar as contribuições de uma iniciativa, o projeto Quarentena Brincante, realizada pela equipe de brincantes da Brinquedoteca Universitária do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), durante o período de pandemia da Covid-19. Para tanto, como procedimento metodológico, foi realizada pesquisa de natureza básica com abordagem descritiva dos conteúdos disponíveis no canal do Youtube da Brinquedoteca utilizando o método de análise de conteúdos de Bardin (2011). Ainda realizou-se também uma pesquisa bibliográfica notando quais as concepções que norteiam a definição de infância e a importância do brincar. Os resultados evidenciaram que as brincadeiras e os brinquedos propostos pela equipe de Brincantes oferecem e proporcionam distintas possibilidades para o brincar. Nesse sentido, compreende-se que as ações do projeto contribuem de maneira significativa para a manutenção do direito de brincar, além de serem comprometidas com o protagonismo infantil, com a valorização da cultura infantil e a promoção da infância.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20212201721020

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54995

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Beatriz Maria de Nazare Siqueira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo