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Título: SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, OS DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Autoria de: Eliane Aparecida Siqueira

Orientação de: Alessandro Garcia Paulino

Presidente da banca: Alessandro Garcia Paulino

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Leandro Veloso Silva

Palavras-chaves: Gênero, sexualidade, educação, infantil, sol.

Data da defesa: 25/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 01/05/2022

Data da publicação: 01/05/2022

Referência: Siqueira, E. A. SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, OS DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. 2022. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: RESUMO Nos gostos, nas brincandeiras, nos corpos, a sexualidade se faz presente, ou seja, se configura enquanto um aspecto intrínseco ao sujeito. Questões históricas, sociais e políticas têm impactado a abordagem do assunto e apresentado desafios para docentes, especialmente asos que atuam na Educação Infantil. É considerando tais elementos que o presente trabalho tem como objetivo, a partir da construção de uma pesquisa qualitativa, utilizando de recursos metodológicos como o estudo bibliográfico, levantar discussões acerca da sexualidade na Educação Infantil e as dificuldades de docentes em abordar a temática. Para isso, buscou-se produções sobre a historicidade da inserção do assunto na sociedade e no espaço escolar, os progressos da temática no contexto social brasileiro, na Educação Infantil e as problemáticas que se apresentam para docentes que atuam na escola, principalmente, quando se trata de crianças. A pesquisa foi fundamentada com base nos estudos Freudianos e foucaultianos sob a perspectiva de problematização sobre a sexualidade, trazendo uma breve reflexão sobre o tema. Especificamente nos estudos sobre a sexualidade na infância foi realizado uma estruturação nas percepções de Tina-Xavier Filha, onde foram abordados elementos importantes quanto a sexualidade como fator determinante no desenvolvimento da criança como sujeito. Por fim, sobre os desafios docentes e a sexualidade da criança, incorporamos as contribuições de Silva (2016), com seus relatos afirmando que o trabalho docente de forma lúdica, favorece o desenvolvimento e o aprendizado da criança de forma sistematizada. Como resultado foi possível identificar que a sexualidade é uma questão que possui um processo histórico, cultural e social e, portanto, questões da conjuntura da sociedade impactam diretamente na sua percepção, aceitação e até mesmo inserção nas instituições educativas. Além disso, identificou-se a necessidade de espaços formativos que abordem a temática, para que assim, docentes tenham segurança em trabalhar esse assunto como parte do currículo nodo âmbito escolar.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20212201721215

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54987

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Eliane Aparecida Siqueira e Universidade Federal de Lavras

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