SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E AFETIVIDADE EM BUSCA DE EVIDÊNCIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Título alternativo: PEDAGOGICAL MEDIATION AND AFFECTIVITY IN SEARCH OF EVIDENCE IN THE LITERACY PROCESS

Autoria de: Giovana Moreira Januario

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Profa. Dra. Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Cláudia Roquini Nascimento

Segundo membro da banca: Juliana Paula de Oliveira Gomes

Palavras-chaves: Afetividade, Alfabetização, Mediação Pedagógica, Relação professor-aluno, Aprendizagem

Data da defesa: 25/02/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 03/04/2022

Data da publicação: 03/04/2022

Referência: Januario, G. M. MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E AFETIVIDADE EM BUSCA DE EVIDÊNCIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2022. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A racionalidade e a afetividade convergem no desenvolvimento dos indíviduos e, sendo assim, os aspectos afetivos e emocionais são substancialmente importantes para a desenvolução do processo pedagógico. Sendo o ser humano um ser social, as relações e interações atuam diretamente na construção da linguagem, abarcando todo o desenvolvimento intrapsiquíco, de modo que a dimensão cognitiva se edifique através da comunicação e de suas correspondências afetivas. Para que os propósitos educativos tenham funcionalidade prática intelectual, é necessário estimular igualmente os aspectos racionais e emocionais. A presente pesquisa objetiva investigar a compreensão de professoras sobre mediação pedagógica e afetividade no processo de alfabetização, motivada pela atual situação educacional a nível nacional, que apresenta elevados índices de analfabetismo funcional e notáveis taxas de evasão escolar. Sendo assim, é preciso prescrutar as propostas pedagógicas e o modo de ação do corpo docente diante da realidade familiar e

Abstract: Rationality and affectivity converge in the development of individuals and, therefore, affective and emotional aspects are substantially important for the development of the pedagogical process. Since the human being is a social being, relationships and interactions act directly in the construction of language, covering the entire intrapsychic development, so that the cognitive dimension is built through communication and its affective correspondences. For educational purposes to have practical intellectual functionality, it is necessary to equally stimulate the rational and emotional aspects. This research aims to investigate teachers understanding of pedagogical mediation and affectivity in the literacy process, motivated by the current national educational situation, which has high levels of functional illiteracy and notable dropout rates. Therefore, it is necessary to scrutinize the pedagogical proposals and the way of action of the teaching staff in the face of the family reality and the cultural and ec

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20212201721280

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54885

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Giovana Moreira Januario e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo