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Título: ORALIDADE E LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM OLHAR PARA OS DOCUMENTOS OFICIAIS

Autoria de: Maria Rosa Wallwitz Cardoso

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Claudia Roquini Nascimento

Segundo membro da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Palavras-chaves: Educação Infantil, oralidade, leitura, contação de histórias, documentos oficiais

Data da defesa: 21/03/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 20/04/2022

Data da publicação: 20/04/2022

Referência: Cardoso, M. R. W. ORALIDADE E LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM OLHAR PARA OS DOCUMENTOS OFICIAIS. 2022. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: No presente trabalho propõe??se uma reflexão sobre a questão da importância da leitura literária e contação de histórias como um recurso pedagógico para o desenvolvimento da oralidade na educação infantil. Diante disso, assume-se como objetivo geral investigar como o trabalho pedagógico com a oralidade em autores como, Augusto (2011), Vygotsky (1994), Goulart (2018) entre outros, e para análise legal, uma investigação do que está descrito em documentos oficiais Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e os cadernos de ormação do projeto ????Leitura e Escrita na educação infantil???? (BRASIL, 2016). Para isso, realizou-se uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, a partir do estudos dos documentos. O estudo dos documentos tornou possivel caracterizar a importância que tem o trabalho com a oralidade das crianças e a riqueza de atividades que podem e devem ser desenvolvidas, com intuito de ajudar a criança a desenvolver a capacidade de expressão oral, socializar??se, desenvolver a autonomia, o pensamento, enriquecer o voca bulário, construir o conhecimento, dentre outros, por meio do reconto de história, poesia, leitura, roda de conversa, dramatização, fantoches, e outras. O estudo permitiu ainda constatar o valor ao trabalho com a oralidade, e reconhecer que é de fundamental importância dedicar um tempo especial para a inclusão destas atividades no cotidiano da criança.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20212201721303

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54861

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Maria Rosa Wallwitz Cardoso e Universidade Federal de Lavras

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