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Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO REMOTO NO CURSO DE PEDAGOGIA RESSIGNIFICAÇÃO DA DOÊNCIA A PARTIR DE NOVAS EXPERÊNCIAS FORMATIVAS

Autoria de: Fabiana Aparecida Alves Carvalho

Orientação de: Giovanna Rodrigues Cabral

Presidente da banca: Professora Giovanna Rodrigues Cabral (Ufla)

Primeiro membro da banca: Professora Ilsa do Carmo Vieira Goulart (Ufla)

Segundo membro da banca: Professora Fernanda Ferrari (Ufla)

Palavras-chaves: Pandemia, Estágio remoto, Atuação docente, Experiências formativas, Práxis pedagógica

Data da defesa: 08/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 01/05/2022

Data da publicação: 01/05/2022

Referência: Carvalho, F. A. A. ESTÁGIO SUPERVISIONADO REMOTO NO CURSO DE PEDAGOGIA RESSIGNIFICAÇÃO DA DOÊNCIA A PARTIR DE NOVAS EXPERÊNCIAS FORMATIVAS . 2022. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Compreendendo o estágio supervisionado curricular obrigatório como um campo de conhecimento fundamental para a constituição da prática docente, esta pesquisa busca retratar e refletir sobre as implicações na formação de professorespedagogos no cumprimento desse componente curricular no curso de Pedagogia de uma universidade federal de Minas Gerais no contexto de pandemia da COVID-19. Assim, esse trabalho tem como objetivos realizar um levantamento sobre as discussões relacionadas aos estágios em formato remoto e apresentar as percepções e vivências das pesquisadoras em relação às práticas adotadas para o cumprimento de estágios supervisionados, no sentido de identificar os pontos positivos e negativos das experiências nestes componentes durante a pandemia. Para responder aos objetivos da pesquisa, procurou-se apresentar as estratégias formativas utilizadas para cumprimento desses componentes durante a pandemia investigar trabalhos e pesquisas realizados sobre o tema estágio curricular em cursos de Pedagogia durante a pandemia no Google acadêmico e no site da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa (Anped) nos anos de 2020 e 2021 compreender de que forma as experiências do estágio remoto contribuíram ou não para a formação inicial de estudantes e identificar quais são os desafios e possibilidades de cumprimento do estágio supervisionado em formato remoto. Esse estudo se ancorou no referencial teórico de Pimenta e Lima (20052006), que trazem importantes reflexões acerca de diferentes concepções que são atribuídas ao estágio supervisionado curricular, e o significado dessa experiência profissional na formação docente. Em termos metodológicos trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, inicialmente em um viés exploratório, no intuito de conhecer o que tem sido produzido sobre o tema, posteriormente foi feita uma pesquisa descritiva das experiências vivenciadas pelas pesquisadoras no cumprimento dos estágios remoto, quanto ao procedimento técnico foi utilizado a consulta documental aos planos de ensino e relatórios pessoais dos estágios e das legislações internas da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que norteiam a prática pedagógica acerca do estágio, a fim de entender os caminhos tomados no desenvolvimento do estágio de maneira remota na universidade. Ressaltamos que as experiências vivenciadas na realização das diferentes estratégias utilizadas para o cumprimento do estágio supervisionado curricular em formato remoto e, os estudos realizados nesse trabalho transformou nosso processo formativo, de forma que nos oportunizou ressignificar a atuação docente por meio de novas experiências formativas, ampliando o nosso olhar para o contexto educacional e para as complexidades que envolvem a atuação docente.

Abstract: Understanding the mandatory curricular supervised internship as a fundamental field of knowledge for the constitution of teaching practice, this research seeks to portray and reflect on the implications in the formation of teacherspedagogues in the fulfillment of this curricular component in the Pedagogy course of a federal university in Minas Gerais in the context of the COVID-19 pandemic. Thus, this work aims to carry out a survey on the discussions related to internships in remote format and present the perceptions and experiences of the researchers in relation to the practices adopted for the fulfillment of supervised internships, in order to identify the positive and negative points of the experiences in these components during the pandemic. To answer the research objectives, we tried to present the formative strategies used to fulfill these components during the pandemic to investigate works and research conducted on the curricular internship theme in Pedagogy courses during the pandemic in Google Scholar and in the site of the National Association of Graduate Studies and Research (Anped) in the years 2020 and 2021 to understand how the remote internship experiences contributed or not to the initial formation of students and to identify the challenges and possibilities of fulfilling the supervised internship in a remote format. This study was anchored in the theoretical framework of Pimenta and Lima (20052006), who bring important reflections on different conceptions that are attributed to the curricular supervised internship, and the meaning of this professional experience in teacher training. In methodological terms, this is a qualitative research, initially in an exploratory way, in order to know what has been produced on the subject, then a descriptive research of the experiences of the researchers in the fulfillment of remote internships, as the technical procedure was used document consultation to teaching plans and personal reports of internships and internal laws of the Federal University of Lavras (UFLA) that guide the teaching practice about the internship, in order to understand the paths taken in the development of remote internship at the university. We emphasize that the experiences in the different strategies used for the accomplishment of the curricular supervised internship in a remote format and the studies carried out in this work transformed our formative process, in a way that gave us the opportunity to redefine the teaching performance through new formative experiences, broadening our view of the educational context and the complexities that involve the teaching performance.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20212201721333

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54993

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Fabiana Aparecida Alves Carvalho e Universidade Federal de Lavras

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