SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ORIENTAÇÕES EM DOCUMENTOS OFICIAIS DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS

Título alternativo: READING AND STORYTELLING IN CHILDHOOD EDUCATION GUIDELINES IN OFFICIAL DOCUMENTS OF PEDAGOGICAL PROPOSALS

Autoria de: Milena de Fatima Faria

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Ana Paula Coelho Silva

Segundo membro da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Palavras-chaves: Leitura, Contação de Histórias, Educação, Infantil, Documentos oficiais.

Data da defesa: 15/08/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 18/09/2022

Data da publicação: 18/09/2022

Referência: Faria, M. d. F. LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ORIENTAÇÕES EM DOCUMENTOS OFICIAIS DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS. 2022. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Essa pesquisa traz uma reflexão sobre as propostas de trabalho pedagógico com a leitura e a contação de histórias na Educação Infantil considerando o que os documentos oficiais orientam a docência nessa etapa da educação básica de ensino. Tendo em vista que a arte de narração de histórias e a leitura literária são consideradas atividades que ampliam a capacidade de relação e compreensão leitora, o que os documentos oficiais, como Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dos Cadernos da Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil e dos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil (RCNEI), trazem como propostas pedagógicas com a leitura literária e a contação de história na educação infantil? Diante disso, este estudo tem por objetivo analisar o que os documentos oficiais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dos Cadernos da Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil e dos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil (RCNEI) trazem como orientações aos professores em relação

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20221201720048

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Milena de Fatima Faria e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo