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Título: POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PARA MULHERES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE EM MINAS GERAIS PERSPECTIVA PARA A GARANTIA DA DIGNIDADE HUMANA?

Autoria de: Larissa Cássia Afonso

Orientação de: Aline Cristina de Lima Dantas

Presidente da banca: Aline Cristina de Lima Dantas

Primeiro membro da banca: Cíntia dos Santos da Silva

Segundo membro da banca: Livia Cristina Veiga Rios

Palavras-chaves: Dignidade Humana, Políticas Públicas, Mulheres em privação de liberdade, EJA, Reconhecimento

Data da defesa: 08/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 13/09/2022

Data da publicação: 13/09/2022

Referência: Afonso, L. C. POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PARA MULHERES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE EM MINAS GERAIS PERSPECTIVA PARA A GARANTIA DA DIGNIDADE HUMANA?. 2022. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O presente artigo buscou mapear políticas públicas de educação, tanto de escolarização quanto de formação continuada, voltadas para mulheres privadas de liberdade no estado de Minas Gerais, identificando na formulação de tais políticas elementos que apontem para o respeito e a garantia da dignidade humana das mulheres no espaço do cárcere. A investigação possui como perspectiva teórica os estudos de Dantas (2018) sobre o princípio da dignidade da pessoa humana, na qual é compreendido pelas categorias de mínimo existencial, autonomia e reconhecimento. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, valendo-se de estudo bibliográfico e documental. Como resultado, foram encontradas 13 políticas de educação dentro da perspectiva de garantia da dignidade humana. Destas, três foram aprofundadas, ilustrando quais as características capazes de conectá-las à uma perspectiva de garantia da dignidade humana para mulheres privadas de liberdade. As políticas detalhadas se mostraram capazes de promover, para mulheres custodiadas nos espaços de privação de liberdade, as três categorias compreendidas na concepção de dignidade humana utilizada. Essa capacidade se mostrou através de ações para a promoção do desenvolvimento social e cultural, visando também a profissionalização, sendo, portanto, perspectivas para a garantia da dignidade humana de mulheres privadas de liberdade no estado, à medida em que buscam o desenvolvimento integral dessas mulheres.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20221201720109

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Larissa Cássia Afonso e Universidade Federal de Lavras

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