SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: POESIA E PINTURA A ARTE POÉTICO-PLÁSTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Título alternativo: POETRY AND PAINTING POETIC-PLASTIC ART IN PEDAGOGICAL PRACTICE

Autoria de: Liliane Primo Freire

Orientação de: Dalva de Souza Lobo

Presidente da banca: Profa. Dra. Dalva de Souza Lobo

Primeiro membro da banca: Ma. Ellen Maira de Alcântara Laudares

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: Prática pedagógica, Leitura literária, Literatura de Cordel, Artes, Arcimboldo

Data da defesa: 10/08/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 07/09/2022

Data da publicação: 07/09/2022

Referência: Freire, L. P. POESIA E PINTURA A ARTE POÉTICO-PLÁSTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2022. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A prática pedagógica realizada durante o ensino de leitura literária demanda inovações constantes para que se torne mais dinâmica e lúdica, e é nesse viés que este trabalho, a partir da relação entre a literatura e as artes, buscou compreender como o diálogo entre a literatura de cordel e as artes plásticas potencializa a formação leitora de crianças do Ensino Fundamental I, tendo em vista a relação entre verbo e imagem. Desse modo, assumiu como objetivo principal, conceituar a literatura de cordel, o letramento, a arte-educação e a tradução intersemiótica, e como objetivos específicos conceituar a literatura de cordel e propor uma prática pedagógica a partir da tradução intersemiótica - mediante um cordel autoral e uma pintura ???? criando um cordel inspirado na obra Vertumnus (1591), de Giuseppe Arcimboldo, com vistas à conscientização sobre o perigo das queimadas e sobre a necessidade de preservação e de cuidados com o meio ambiente. A metodologia, de caráter qualitativo, tratou de revisão bibliográfica fundamentada em teóricos que discutem a temática privilegiada, bem como os conceitos elencados. O intuito foi colaborar para a reflexão acerca do potencial encontrado entre arte e literatura para o aprendizado e formação plena do aluno. Com a realização dessa pesquisa pode-se constatar que o campo educacional tem muito a ganhar com investimento e apoio ao desenvolvimento de pesquisas que ajudem a pensar em práticas de conscientização sobre a questão ambiental das queimadas.

Abstract: The pedagogical practice carried out during the teaching of literary reading demands constant innovations so that it becomes more dynamic and playful, and it is in this vein that this work, based on the relationship between literature and the arts, sought to understand how the dialogue between the literature of cordel and the plastic arts enhances the reading formation of children in Elementary School I, in view of the relationship between verb and image. Thus, it assumed as its main objective, to conceptualize cordel literature, literacy, art education and intersemiotic translation, and as specific objectives to conceptualize cordel literature and propose a pedagogical practice based on intersemiotic translation - through a cordel and a painting ???? creating a string inspired by the work Vertumnus (1591), by Giuseppe Arcimboldo, with a view to raising awareness about the danger of fires and the need for preservation and care for the environment. The methodology, of qualitative character, dealt with a bibliographic review based on theorists who discuss the privileged theme, as well as the listed concepts. The intention was to collaborate for the reflection on the potential found between art and literature for the learning and full formation of the student. With the accomplishment of this research, it can be seen that the educational field has much to gain from investment and support for the development of research that helps to think about awareness practices on the environmental issue of fires.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20221201720114

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Liliane Primo Freire e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo