SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: Uma análise de pesquisas científicas sobre ensino-aprendizagem da leitura para crianças autistas

Autoria de: Lavynea Lorena Carvalho

Orientação de: Josiane Marques da Costa

Presidente da banca: Josiane Marques da Costa

Primeiro membro da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões

Segundo membro da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Palavras-chaves: autismo, alfabetização, leitura, metodologia de ensino, educação inclusiva

Data da defesa: 08/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 20/09/2022

Data da publicação: 20/09/2022

Referência: Carvalho, L. L. Uma análise de pesquisas científicas sobre ensino-aprendizagem da leitura para crianças autistas. 2022. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Com a implementação das políticas de inclusão, observa-se o crescente número de estudantes autistas matriculados no ensino regular. Com isso, tal implementação trouxe vários desafios para professoresas que atuam na educação básica, sobretudo no processo de ensino de leitura para alunos com autismo. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo investigar em artigos científicos as estratégias didáticasmetodológicas utilizadas por professoresas na alfabetização de crianças com autismo. Para alcançar os objetivos, a metodologia utilizada, aqui, foi qualitativa e bibliográfica. Inicialmente, realizamos pesquisas de teses, dissertações e artigos científicos nos sites do Sciello e Google acadêmico, utilizando as palavras-chave alfabetização autismo ensino de leitura para crianças com autismo e práticas de leitura para autistas. Ao final das pesquisas identificamos 3 artigos científicos que faziam parte do escopo deste trabalho. Em seguida, por meio dos resultados das 3 pesquisas, analisamos as estratégias didáticapedagógicas utilizadas, em sala de aula, por professoresas, para o ensino de leitura de criança autistas. Com base nas análises realizadas nos trabalhos, é possível constatar que há poucas produções sobre as práticas pedagógicas, para o ensino de leitura direcionado às crianças autistas.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20221201721000

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lavynea Lorena Carvalho e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo