SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA E O LÚDICO COMO MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

Título alternativo: THE DIDACTIC SEQUENCE AND THE PLAYFUL AS A PEDAGOGICAL MEDIATION

Autoria de: Flavia Pereira de Alvarenga

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Ludmila Magalhaes Naves

Palavras-chaves: Educação Infantil, Ensino de Matemática, Ludicidade, Brincadeira, Documentos Norteadores

Data da defesa: 05/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 26/09/2022

Data da publicação: 26/09/2022

Referência: Alvarenga, F. P. d. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA E O LÚDICO COMO MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. 2022. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O presente trabalho busca apresentar uma sequência didática com atividades de matemática na educação infantil com propostas pedagógicas lúdicas. Como referencial teórico, este estudo se embasou na concepção de ludicidade de Kishimoto e nos estudos aplicados da matemática de Lorenzato (2011) e documentos norteadores da Educação Infantil. Alguns dos temas abordados na construção da escrita são construção da educação infantil, direitos da criança, o lúdico e a matemática. A educação infantil passou por várias mudanças ao longo dos anos para chegar da maneira que vemos hoje. A fim de valorizar essa fase importante que conquistou espaço e direito para as crianças, essa pesquisa foi construída baseada nos anos iniciais da vida escolar das crianças. Com o intuito de ir mais além, a presente pesquisa aborda visões amplas sobre o lúdico e a matemática, evidenciando por fim, que a construção de uma base sólida para a aprendizagem da matemática na Educação Infantil refletirá de forma positiva anos mais tarde na matemática enigmática.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20221201721014

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Flavia Pereira de Alvarenga e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo