SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A CHARGE NO ENSINO DE LEITURA

Título alternativo: THE CHARGE IN READING TEACHING

Autoria de: Raquel Rodrigues Fernandes

Orientação de: Luciana Soares da Silva

Presidente da banca: Luciana Soares da Silva

Primeiro membro da banca: Josiane Marques da Costa

Segundo membro da banca: Jessiara Ribeiro Gonçalves

Palavras-chaves: PALAVRAS-CHAVE, Gêneros textuais, Charge, Ensino, Leitura

Data da defesa: 06/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 19/09/2022

Data da publicação: 19/09/2022

Referência: Fernandes, R. R. A CHARGE NO ENSINO DE LEITURA. 2022. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: RESUMO O presente trabalho tem o objetivo de refletir sobre processos de ensino e de aprendizagem da leitura, verificando como a abordagem do gênero textual ????????charge???????? pode contribuir para o ensino da leitura. Nessa perspectiva, buscamos desenvolver o trabalho em uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, a fim de fazer levantamentos de autores que nos deram o embasamento teórico para o desenvolvimento e desse trabalho nos permitindo a reflexão e análises do conteúdo apresentado. Dessa forma, apresentamos conceito de gêneros textuais, conceito de leitura, definição de charge e o ensino da língua portuguesa, de modo a evidenciar a importância desse gênero textual para a formação de leitores. Para a construção desse trabalho recorremos a autores como, Koch (2010, 2014), Marcuschi (2008), Ferreira (2012), Costa Vaz (2004), Saussure (1970), Romualdo (2000), Brito (2014), PCNs (1998), entre outros autores. Para desenvolver o trabalho selecionamos para análises cinco charges publicadas na internet nos períodos de janeiro a junho de 2022, a seleção se fez pelas abordagens temáticas e acontecimentos atuais, sendo as que mais nos chamaram a atenção se destacando pela vivência do momento, todas inseridas no contexto atual, e simultaneamente com a escrita e produção desse trabalho. A fim de facilitar a apresentação das charges bem com a leitura e análises do material selecionado, denominamos as charges com charge A, B, C, D, E, neste momento dividimos o trabalho em duas etapas sendo elas, a primeira etapa, apresentação e descrição das charges selecionadas, na segunda etapa, análises e relações intertextuais dos textos e a relação com a acontecimentos da atualidade. Desse modo, os resultados da pesquisa nos revelam que a charge é muito importante para o ensino de leitura, abrindo o campo de conhecimento do ensino e aprendizagem para que os alunos criem o hábito da leitura reflexiva. PALAVRAS-CHAVE Gêneros textuais, Charge, Ensino, Leitura.

Abstract: ABSTACT The present work aims to reflect on the teaching and learning processes of reading, verifying how the approach of the textual genre charge can contribute to the teaching of reading. In this perspective, we seek to develop the work in a bibliographic and qualitative research, in order to survey authors who gave us the theoretical basis for the development and this work allowing us to reflect and analyze the content presented. In this way, we present the concept of textual genres, the concept of reading, definition of charge and the teaching of the Portuguese language, in order to highlight the importance of this textual genre for the formation of readers. For the construction of this work, we resort to authors such as Koch (2010, 2014), Marcuschi (2008), Ferreira (2012), Costa Vaz (2004), Saussure (1970), Romualdo (2000), Brito (2014), PCNs (1998), among other authors. To develop the work, we selected for analysis five cartoons published on the internet in the periods from January to June 2022, the selection was made by the thematic approaches and current events, being the ones that most caught our attention, highlighting the experience of the moment, all inserted in the current context, and simultaneously with the writing and production of this work. In order to facilitate the presentation of the cartoons as well as the reading and analysis of the selected material, we called the cartoons with charge A, B, C, D, E, at this moment we divided the work into two stages, the first stage, presentation and description of the selected cartoons, in the second stage, analyzes and intertextual relationships of the texts and the relationship with current events. In this way, the research results reveal that the cartoon is very important for the teaching of reading, opening the field of knowledge of teaching and learning for students to create the habit of reflective reading. KEYWORDS Textual Genres, Charge, Teaching, Reading.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20221201810069

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Raquel Rodrigues Fernandes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo