SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: TDAH problematização da captura discursiva da normalização educacional

Autoria de: Nathalia Djenane Assis

Orientação de: Alexandre Filordi de Carvalho

Presidente da banca: Alexandre Filordi de Carvalho

Primeiro membro da banca: Eliasaf Rodrigues Assis

Segundo membro da banca: Tatiane Carvalhaes Araújo

Palavras-chaves: TDAH, Dificuldade de aprendizagem, Comportamento desviante, Normatização, Sociedade

Data da defesa: 02/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 18/09/2022

Data da publicação: 18/09/2022

Referência: Assis, N. D. TDAH problematização da captura discursiva da normalização educacional . 2022. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Tendo em vista que o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) vem sendo cada vez mais diagnosticado nos indivíduos em idade escolar, proponho neste estudo pensar o tema a partir da manifestação da cultura atual, o que implica uma compreensão conjuntural, não apenas do ponto de vista médico-clínico, mas também da formação da sociedade atual, visto que, é através dessa relação cultural que o estereótipo de anomalia é listado e, em grande maioria das vezes, regado pelo preconceito, pois se tratando das relações humanas e do convívio social, existe uma condição enraizada em nossa cultura como fator determinante a uma ação normalizadora. E aqueles que são considerados mal adaptados são vinculados à patologização e à tentativa de dominação dos corpos por controle e mecanização sociais, sendo o ambiente escolar o maior precursor disso, devido à sua iniciativa de classificar e qualificar. Corroborando para as questões sociais, abordei a mídia como um canal propagador e reforçador dessa concepção médica e medicamentosa do TDAH.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20221201810149

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Nathalia Djenane Assis e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo