SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: Casos de ensino e formação inicial contribuições para uma prática docente reflexiva e investigativa

Autoria de: Vitoria Regina Costa

Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima

Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima

Primeiro membro da banca: Braian Garrito Veloso

Segundo membro da banca: Lívia Almeida Passos

Palavras-chaves: casos de ensino, prática reflexiva, formação docente, estágio, métodos de casos

Data da defesa: 15/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 22/09/2022

Data da publicação: 22/09/2022

Referência: Costa, V. R. Casos de ensino e formação inicial contribuições para uma prática docente reflexiva e investigativa. 2022. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A formação inicial docente tem a finalidade de oferecer embasamentos teóricos e ferramentas pedagógicas para que ocorra a construção do conhecimento para a prática profissional. Dessa forma, é essencial a reflexão acerca dos processos formativos e dos saberes dos professores, como possibilidade de potencialização do desenvolvimento efetivo dos alunos. Assim, o objetivo geral deste artigo está em elucidar a importância dos casos de ensino para o desenvolvimento profissional e suas implicações na prática docente, a partir dos seguintes questionamentos É possível proporcionar uma formação docente de qualidade fundamentada no estudo de casos de ensino? Como os casos de ensino contribuem para práticas pedagógicas mais efetivas? Em busca de responder a essas questões, foi realizada uma análise do caso ????Leitura e escrita no contexto do estágio????, desenvolvido pela autora do texto, graduanda do curso de licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federalde Lavras. Para o desenvolvimento do tema, bem como para a análise do caso de ensino, utilizou-se os aportes teóricos de Nono (2005), Nono e Mizukami (2002), Mizukami (2000 2004), Lima, Ferreira e Ragi (2020) entre outros.Este estudo propiciou reflexões relacionadas à qualidade de fundamentação no estudo de casos de ensino, e as contribuições deste nas práticas pedagógicas, demonstrando que a relação entre a teoria e a prática possibilita que o futuro professor desenvolva saberes diversos, por meio de análise e reflexão detida das ações empreendidas no contexto da escola, mesmo que essa análise seja ainda na condição de futuro professor. Esses saberes corroboram para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas necessárias, a partir da especificidade das problemáticas cotidianas, no processo de ensino-aprendizagem e na elucidação dos saberes e fazeres docentes

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20221201810440

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vitoria Regina Costa e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo