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Título: A INCLUSÃO DENTRO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Título alternativo: INCLUSION WITHIN A FEDERAL INSTITUTION A LOOK AT CHILD EDUCATION

Autoria de: Jainy Silva Terra

Orientação de: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Presidente da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Primeiro membro da banca: Ana Paula Coelho Silva

Segundo membro da banca: Tainara Aparecida Garcia do Nascimento

Palavras-chaves: educação infantil, inclusão, educação inclusiva, federal, AEE

Data da defesa: 05/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 19/09/2022

Data da publicação: 19/09/2022

Referência: Terra, J. S. A INCLUSÃO DENTRO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. 2022. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O presente artigo busca pesquisar os desafios e as possibilidades da educação inclusiva na primeira etapa da educação a fim de identificar dificuldades e oportunidades do ensino, analisando os documentos do Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Para tanto, é necessário analisar todo o processo histórico da inclusão e da educação infantil no Brasil. Sendo então uma pesquisa bibliográfica, contendo também uma análise documental do Núcleo em questão, os documentos consultados são públicos no site da instituição. Diante disso, serão destacados os avanços conceituais e sociais conquistados para as pessoas com deficiência e, principalmente, como isso é repercutido na educação infantil, com práticas inclusivas. Ademais, também será abordado como avançar de uma perspectiva segregadora para a inclusão de todos e de todas no espaço da escola. A base bibliográfica está nos documentos nacionais, leis, pareceres e escritos de Mantoan (2002).

Abstract: This article seeks to research the challenges and possibilities of inclusive education in the first stage of education to identify difficulties and opportunities in teaching, analyzing the documents of the Núcleo de Educação da Infância of the Universidade Federal de Lavras (UFLA). Therefore, examining the entire historical process of inclusion and child education in Brazil is necessary. Being then a bibliographic research, also containing a documental analysis of the Núcleo in question, the consulted documents are public on the institutions website. Given this, the conceptual and social advances achieved for people with disabilities and, mainly, how this is reflected in early childhood education, with inclusive practices, will be highlighted. In addition, it will also be discussed how to advance from a segregating perspective to the inclusion of all in the school space. The bibliographic base is in the national documents, laws, opinions, and writings of Mantoan (2002).

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20221201810442

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jainy Silva Terra e Universidade Federal de Lavras

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