SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: ERA UMA VEZ NA EDUCAÇÃO INFANTIL O LIVRO ????A MENINA E O VESTIDO DE SONHOS???? COMO CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIA.

Título alternativo: ONCE UPON A TIME IN CHILDHOOD EDUCATION THE BOOK ????THE GIRL AND THE DRESS OF DREAMS???? AS A CONSTRUCTION OF EXPERIENCE.

Autoria de: Ana Luiza Militao Selvati

Orientação de: Dalva de Souza Lobo

Presidente da banca: Dalva de Souza Lobo

Primeiro membro da banca: Dalva de Souza Lobo

Segundo membro da banca: Carlos Betlinski

Terceiro membro da banca: Jaqueline de Souza Franca Santos

Palavras-chaves: histórias, infantil, performance, zdp, contação

Data da defesa: 05/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 28/09/2022

Data da publicação: 28/09/2022

Referência: Selvati, A. L. M. ERA UMA VEZ NA EDUCAÇÃO INFANTIL O LIVRO ????A MENINA E O VESTIDO DE SONHOS???? COMO CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIA.. 2022. 15 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Neste trabalho buscou-se compreender de que forma a contação de história desperta a imaginação levando à construção de sentidos. Para tanto, o presente trabalho objetivou investigar a dramatização da história no âmbito do ensino e aprendizagem na educação infantil e conceituar a dramatização de histórias. Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia contou com pesquisa bibliográfica e a interpretação de fragmentos da obra A menina e o Vestido de Sonhos de Rampazzo, à luz dos conceitos de voz, memoria, performance e Zdp. Desse modo, espera-se contribuir para com os estudos da literatura infantojuvenil, sobretudo no tocante à contação de histórias, visto que ela potencializa a construção de conhecimento, sendo fundamental para o ensino e aprendizagem, contribuindo também para o desenvolvimento emocional, cognitivo, social e cultural.

Abstract: This article sought understand the way that storytelling awakes the imagination leading to the formation of the senses. For so, this resume goal was investigate the dramatization of the story in the field of education and learning in child education and conceptualize the dramatization of stories. To reach the proposed goals, the methods relied on bibliographic research and the interpretaiton of fragments of the work The girl and the Dress of Dreams, from Rampazzo, in the light of the concepts of voice, memory, performance and Zdp. This way, we hope to contribute with the studies of juvenile literature, especially when it comes to storytelling, knowing that it potencializes the construction of knowledge, being fundamental for the teaching and learning, also contributing for the emocional, cognitive, social and cultural development.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20221201810877

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Luiza Militao Selvati e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo