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Título: A transversalidade de gênero na formação inicial de pedagogas e pedagogos da matriz curricular às vivências de uma estudante do curso de Pedagogia da UFLA

Autoria de: Raphaela Mendonca Leite

Orientação de: Carolina Faria Alvarenga

Presidente da banca: Carolina Faria Alvarenga

Primeiro membro da banca: Larissa Figueiredo S. Seixlack Bulhões

Segundo membro da banca: Sandra Gouretti Unbehaum

Palavras-chaves: Currículo, Formação Inicial, Gênero, Transversalidade, Educação

Data da defesa: 05/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 20/09/2022

Data da publicação: 20/09/2022

Referência: Leite, R. M. A transversalidade de gênero na formação inicial de pedagogas e pedagogos da matriz curricular às vivências de uma estudante do curso de Pedagogia da UFLA. 2022. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Este trabalho se configura em um estudo exploratório sobre o currículo pensado-vivido da formação inicial de docentes de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O estudo apresenta resultados de análises do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia (UFLA, 2017), cujo objetivo foi verificar e problematizar a inserção de gênero no currículo do Curso de Pedagogia da UFLA. A análise possui como base teórica os estudos de gênero, em especial de Joan Scott (1995), e como base empírica pesquisas sobre formação inicial docente e seus currículos. A análise dos documentos se fez a partir da abordagem metodológica dos ciclos de políticas, sugeridas por Stephan Ball (1993), circunscritas neste estudo ao contexto de influência, contexto de produção de texto e contexto da prática. Optou-se por considerar a experiência formativa da estudante como perspectiva de análise para o contexto da prática. Ao analisar as ementas dos 46 componentes curriculares, viu-se que duas disciplinas marcam gênero em suas ementas, porém, dessas, apenas uma discute de fato as questões. Por outro lado, quatro disciplinas não possuem gênero marcado em suas ementas, mas, ao articularmos a experiência formativa da estudante, viu-se que a transversalidade das questões de gênero acontece na prática formativa desses componentes curriculares. Os resultados mostram que o currículo do Curso de Pedagogia tem incorporado e transversalizado conteúdos de gênero, incluindo uma disciplina obrigatória e uma eleita sobre a pauta. Esses aspectos revelam que, a despeito de um movimento recente de rejeição às políticas relacionadas às diferenças, aos direitos humanos e ao enfrentamento das desigualdades e à toda forma de violência, a pesquisa aqui apresentada mostra, em alguma medida, haver um resultado do processo histórico de luta por políticas educacionais de gênero expresso no currículo de formação inicial do curso de Pedagogia da UFLA.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20221201810879

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Raphaela Mendonca Leite e Universidade Federal de Lavras

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