SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, IMPACTOS E DESAFIOS

Título alternativo: THE SCHOOL INCLUSION OF CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER IMPACTS AND CHALLENGES

Autoria de: Yasmim Hélen Quirino

Orientação de: Alexandre Filordi de Carvalho

Presidente da banca: Alexandre Filordi de Carvalho

Primeiro membro da banca: Lívia Almeida Passos

Segundo membro da banca: João Augusto dos Reis Neto

Palavras-chaves: Transtorno do Espectro Autista, Inclusão escolar, inclusão, exclusão, Inexclusão

Data da defesa: 05/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 19/09/2022

Data da publicação: 19/09/2022

Referência: Quirino, Y. H. A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, IMPACTOS E DESAFIOS. 2022. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O objetivo do trabalho consiste em refletir sobre como se dá a inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista, impactos e desafios. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Bibliográfica, embasada em autores como Alexandre Filordi de Carvalho, Alfredo Veiga-Neto, Maura Corcini Lopes, Síglia Pimentel Höher Camargo e Cleonice Alves Bosa. De acordo com o Center for Disease Control and Prevention (2014), a cada 68 crianças, uma possui Transtorno do Espectro Autista. Diante do aumento de diagnósticos de autismo, julgamos ser um tema pertinente e relevante para o contexto atual. Acreditamos que este trabalho tem muito a contribuir e acrescentar tanto para as escolas, quanto para as famílias. Concluimos que cabe a escola viabilizar a capacitação de seus profissionais, estando atenta as necessidades destes alunos, além de identificar as dificuldades e desafios, pensar e criar estratégias para que elas sejam reduzidas e sanadas.

Abstract: This work aims to to reflect on how the children with Autistic Spectrum Disorder are included in shcool activities, its impacts and challenges. The methodology used was Bibliographic Research, based on authors such as Alexandre Filordi de Carvalho, Alfredo Veiga-Neto, Maura Corcini Lopes, Síglia Pimentel Höher Camargo and Cleonice Alves Bosa. According to the Center for Disease Control and Prevention (2014), for every 68 children, one has Autism Spectrum Disorder. Given the increase in autism diagnoses, we believe this is a pertinent and relevant topic for the current context. We believe that this work has much to contribute and add to both schools and families. We conclude that it is up to the school to provide the training of its professionals, being aware of the needs of these students, besides identifying the difficulties and challenges, thinking and creating strategies to reduce and solve them.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20221201810892

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Yasmim Hélen Quirino e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo