SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: NIILISMO E MAL ESTAR NA PROFISSÃO DOCENTE

Autoria de: Kathia Vasconcelos de Paulo

Orientação de: Carlos Betlinski

Presidente da banca: Carlos Betlinski

Primeiro membro da banca: Maurício Inácio dos Santos

Segundo membro da banca: Vanderlei Barbosa

Palavras-chaves: Niilismo, Ressentimento, Mal estar docente, Formação cultural, Nietzsche

Data da defesa: 17/08/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 18/09/2022

Data da publicação: 18/09/2022

Referência: Paulo, K. V. d. NIILISMO E MAL ESTAR NA PROFISSÃO DOCENTE. 2022. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: RESUMO O presente artigo analisa o tema da formação profissional de professores com foco no niilismo e no mal estar docente. Como problema que nos guiou nessa investigação elege-se a seguinte pergunta o pensamento sobre estética de Nietzsche poderá ser aplicado para a superação do niilismo e do mal estar docente? Temos como objetivos identificar a presença de aspectos ou características niilistas que geram o mal estar docente e propor estratégias de afirmação de valores estéticos para a superação dessa condição que afeta a profissão docente. Justifica-se trabalhar com o tema na perspectiva Estética Nietzschiana, o fato de se observar a presença de desânimo, da decadência da formação cultural, da desesperança dos profissionais da educação que atuam nas instituições de ensino, e que, não encontram motivação para realizar o seu trabalho com satisfação diante aos vários desafios encontrados por eles no cotidiano escolar. A investigação foi do tipo exploratória, o método foi a hermenêutica, ao qual pudemos contar com o auxílio de alguns pensadores como Friedrich Wilhelm Nietzsche e Theodor Adorno, que nos proporcionaram uma análise educacional dos fenômenos anteriormente abordados e que ainda então presentes nos tempos atuais.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20221201811110

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Kathia Vasconcelos de Paulo e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo