SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A DIMENSÃO LÚDICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Título alternativo: THE PLAYING-PEDAGOGICAL DIMENSION IN CHILD EDUCATION

Autoria de: Lara Ferreira Lopes

Orientação de: Alexandre Filordi de Carvalho

Presidente da banca: Alexandre Filordi de Carvalho

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: João Augusto dos Reis Neto

Palavras-chaves: lúdico, desenvolvimento, aprendizagem, educação infantil, brincadeiras

Data da defesa: 02/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 19/09/2022

Data da publicação: 19/09/2022

Referência: Lopes, L. F. A DIMENSÃO LÚDICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2022. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O presente trabalho busca mostrar a importância do lúdico na educação infantil, já que, muitas vezes, as escolas tendem ao ensino de conhecimento formal, leitura acadêmica, contagem e escrita sem preocupações que abranjam o mundo infantil. Destacaremos que esse imenso universo dos jogos, do brincar e do brinquedo podem contribuir no desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo das crianças, além de aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem. As crianças têm o direito de brincar e, através das brincadeiras, elas equilibram as tensões e constroem sua própria marca e personalidade a partir do mundo cultural delas. O jogo se torna fundamental na vida da criança como instrumento indispensável ao seu pleno desenvolvimento enquanto recurso de integração, socialização e de superação de inúmeros desajustamentos de ordem psicossocial, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade, o raciocínio, a investigação, dentre outros aspectos. Assim, todas as atividades desenvolvidas no âmbito da aprendizagem infantil devem partir do jogo como recurso desafiador com participação ativa das crianças na expectativa de construção do conhecimento. Nessa pesquisa será usado o método qualitativo, de caráter exploratório, guiado por meio de procedimentos bibliográficos e documental.

Abstract: The following work seeks to show the importance of playfulness in child education, once schools often get tend to teach formal knowledge, academic reading, counting, and writing without worries penetrate the environment in which children are inserted. We will highlight that this immense universe of games, playing and toys can contribute to the motor, social, emotional, and cognitive development of children, in addition to improving the teaching-learning process. Children have the right to play and, through play, they balance tensions, build their own brand and personality from their cultural world. The game becomes something fundamental in the childs life as an indispensable tool for their full development, as a resource for integration, socialization, and overcoming innumerable psychosocial mismatches, while stimulating creativity, reasoning, research, among other aspects. All activities developed in the context of childrens learning must start from the game as a challenging resource with the active participation of children in the expectation of building knowledge.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20221201811280

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lara Ferreira Lopes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo