SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO ANÁLISE DA PROPOSTA ??INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL?? A PARTIR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA

Autoria de: Ana Carolina Alves de Araujo

Orientação de: Regilson Maciel Borges

Presidente da banca: Regilson Maciel Borges

Primeiro membro da banca: Angelo Constancio Rodrigues

Segundo membro da banca: Marilia Eduardo da Silva

Palavras-chaves: Indicadores da Qualidade, Educação infantil, Autoavaliação, Avaliação da educação infantil, Produção científica

Data da defesa: 10/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 14/03/2023

Data da publicação: 14/03/2023

Referência: Araujo, A. C. A. d. INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO ANÁLISE DA PROPOSTA ??INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL?? A PARTIR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA. 2023. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar de que modo a proposta foi utilizada pelas escolas através de produções publicadas em periódicos da área da educação, cujo objetivos específicos foram apresentar como os indicadores têm sido discutidos na educação brasileira com foco na avaliação mapear a produção científica brasileira sobre o uso dos indicadores da qualidade na educação para autoavaliação das escolas e discutir que modo tem sido abordado os indicadores de qualidade da educação propostos pelo MEC (Ministério da Educação) dentro da produção científica. O interesse pelo tema de pesquisa reside na tentativa de compreender os desdobramentos do uso da proposta Indicadores da Qualidade na Educação Infantil pelas escolas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica exploratória, com uma abordagem qualitativa e de natureza básica. Os resultados são apresentados em dois momentos, sendo o primeiro um mapeamento da produção, mostrando a distribuição anual das publicações, bem como a autoria e o tipo de produção que constituem o corpus analisado, e o segundo momento, no qual as produções foram agrupadas em quatros subitens, a saber ??Indicadores na creche??, ??Indicadores na Gestão??, ??Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana dimensão Relações étnico-raciais e de gênero?? e ??Indicadores na plataforma digital??.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20222201621121

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Carolina Alves de Araujo e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo