SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: Possibilidades de interação docente-discentes no ensino remoto emergencial uma análise dos roteiros de estudos orientados do curso de pedagogia da UFLA

Autoria de: Patrick Oliveira Almeida

Orientação de: Marcio Magalhaes da Silva

Presidente da banca: Marcio Magalhães da Silva

Primeiro membro da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões

Segundo membro da banca: Jacqueline Magalhães Alves

Palavras-chaves: pandemia, mediação, interação, ensino-remoto, covid-19

Data da defesa: 31/10/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 03/11/2022

Data da publicação: 03/11/2022

Referência: Almeida, P. O. Possibilidades de interação docente-discentes no ensino remoto emergencial uma análise dos roteiros de estudos orientados do curso de pedagogia da UFLA. 2022. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Devido à pandemia de COVID-19 iniciada em 2020, medidas de distanciamento social e isolamento foram impostas a todas as pessoas em quase todo o mundo. No Brasil as aulas presenciais foram suspensas e substituídas por atividades não presenciais, realizadas em ambientes virtuais. Assim, o presente estudo buscou identificar os recursos e procedimentos empregados para promover a interação entre discentes e docentes. A psicologia histórico cultural compreende a potencialidade da interação docente-discente a partir da mediação do professor. Quando as aulas eram presenciais a interação entre esses sujeitos acontecia no mesmo tempo e espaço, o tempo em coletivo que tinham comparado ao ensino remoto era maior. Com a interação sendo mediada somente por meio das tecnologias no estudo remoto, houve uma perda de mais de 50 da carga horária pensando em disciplinas com 4 créditos. As análises tiveram como foco os procedimentos de estudos dos Roteiros de Estudos Orientados (REO) dos componentes curriculares do curso de Pedagogia da UFLA, os quais promoveriam a interação e de que forma ela se estabeleceu por meio dos recursos digitais. Possibilitando assim, identificar quanto a interação mais direta nesse modelo de estudo, quando mencionado a previsão de atividades síncronas no roteiros.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20222201721279

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Patrick Oliveira Almeida e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo