SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: O DESENVOLVIMENTO DA NOÇÃO DE FRAÇÃO EM SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM

Autoria de: Gleison Elias de Almeida Morais

Orientação de: Jose Antonio Araujo Andrade

Presidente da banca: José Antonio Araujo Andrade

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Helaina de Fátima Vinhas Pereira

Palavras-chaves: Educação Matemática, Núcleos de Significação, Noções de Fração, Teoria Histórico-Cultural, Números Racionais

Data da defesa: 10/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 22/03/2023

Data da publicação: 22/03/2023

Referência: Morais, G. E. d. A. O DESENVOLVIMENTO DA NOÇÃO DE FRAÇÃO EM SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM. 2023. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: É perceptível a dificuldade dos estudantes e professores nos anos iniciais no que diz respeito a números racionais, devido a poucas discussões sobre o assunto, como confirmado em pesquisas. Por essa razão, o presente trabalho teve como objetivo fazer uma análise do desenvolvimento do pensamento empíricoteórico de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental em situações desencadeadoras de aprendizagem elaboradas a partir de uma compreensão lógico-histórica do conceito de números racionais. Para isso, o trabalho teve por base pressupostos histórico-culturais, propostos por Lev Vygotski, com ênfase no conceito de zona de desenvolvimento iminente e de pensamento empírico e teórico. O estudo se deu a partir de registros de áudio, desenhos e escritas, resultados do desenvolvimento de situações desencadeadoras de aprendizagem das quais foram analisadas seguindo a proposta metodológica de núcleos de significação de Wanda Aguiar et al, relacionando os dados coletados com os pressupostos estudados e documentos

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20222201810145

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gleison Elias de Almeida Morais e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo