SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: PRÁTICA DOCENTE E FORMAÇÃO INICIAL BREVES NOTAS SOBRE SABERES E FAZERES

Autoria de: Lara Steffany da Silva Vieira

Orientação de: Franciane Sousa Ladeira Aires

Presidente da banca: Franciane Sousa Ladeira Aires

Primeiro membro da banca: Apolliane Xavier Moreira dos Santos

Segundo membro da banca: Katia Batista Martins

Palavras-chaves: prática, docência, experiência, relatos, pesquisa

Data da defesa: 16/02/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 06/03/2023

Data da publicação: 06/03/2023

Referência: Vieira, L. S. d. S. PRÁTICA DOCENTE E FORMAÇÃO INICIAL BREVES NOTAS SOBRE SABERES E FAZERES. 2023. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender a importância da atuação prática na formação inicial de professoras . Além disso, relatar e refletir sobre as experiências práticas desenvolvidas em instituições públicas e privadas, como também, compreender os saberes necessários à prática educativa que estas atuações podem proporcionar. Para tanto, será realizada uma breve análise qualitativa de um relato de experiência de uma estudante do curso de Pedagogia. Afim de identificar os conceitos centrais da formação de professoresas e as atividades práticas enquanto espaço de produção de conhecimento será realizada uma pesquisa bibliografica. Em seguida, buscamos apresentar uma breve síntese dos programas que possibilitam experiências práticas aos graduandos do curso de pedagogia de uma universidade federal. As discussões destacam que as atividades práticas são fundamentais para a formação inicial de professoresas. Diante do caráter deste trabalho e suas limitações, destacam-se sua primazia em promover o contato doa estudante com a realidade escolar, o que lhes permite desenvolver suas habilidades pedagógicas específicas da prática docente e a articulação entre teoria e prática que possibilita olhares refinados sobre a realidade, com lentes históricas, sociais, políticas e as várias determinações que perpassam o fenômeno educativo.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20222201811284

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lara Steffany da Silva Vieira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo