SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A POTENCIALIDADE DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DO SER UMA REFLEXÃO A PARTIR DA OBRA ??A ÁRVORE GENEROSA?? DE SHEL SILVERSTEIN

Título alternativo: THE POTENTIALITY OF LITERATURE IN THE FORMATION OF THE BEING A REFLECTION BASED ON THE WORK ??A ÁRVORE GENEROSA?? BY SHEL SILVERSTEIN

Autoria de: Lyandra Alves Ferreira

Orientação de: Ludmila Magalhães Naves

Presidente da banca: Ludmila Magalhães Naves

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: Leitura, literatura infantil, formação do ser, letramento literário, literatura

Data da defesa: 17/02/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 07/03/2023

Data da publicação: 07/03/2023

Referência: Ferreira, L. A. A POTENCIALIDADE DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DO SER UMA REFLEXÃO A PARTIR DA OBRA ??A ÁRVORE GENEROSA?? DE SHEL SILVERSTEIN. 2023. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Partindo do pressuposto de que ler é um ato que se volta para o desenvolvimento e aprimoramento do senso crítico de um sujeito, o presente trabalho de conclusão de curso teve como finalidade a análise e a descrição da potencialidade da literatura no processo de formação do ser, especificamente, no público infantil. Para a investigação e elaboração desta pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica inicial de artigos que apresentam reflexões acerca das principais discussões que abarcam a temática em questão e uma análise reflexiva da obra literária ??A árvore Generosa?? do autor Shel Silverstein. A pesquisa tem como objetivo geral a evidenciação das possibilidades de estímulos à reflexões que uma obra literária proporciona, capazes de contribuir no processo de formação do sujeito leitor abrindo portas para um mundo descobertas, bem como também a possibilidade do aprimoramento das habilidades de leitura e compreensão leitora. Para tanto, escolhemos a metodologia de análise bibliográfica sob uma abordagem qua

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20222201820033

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lyandra Alves Ferreira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo