SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: O ensino da Matemática para os anos iniciais utilizando jogos digitais

Autoria de: Mayra Luma de Andrade

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Aline Cristiane Gomes de Souza

Segundo membro da banca: Sabrina Maria Botelho Silva

Palavras-chaves: Jogos digitais, anos iniciais, matemática, sequência didática, ensino

Data da defesa: 12/12/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 01/03/2023

Data da publicação: 01/03/2023

Referência: Andrade, M. L. d. O ensino da Matemática para os anos iniciais utilizando jogos digitais. 2023. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente trabalho, que procura abordar o ensino de matemática nos anos escolares iniciais, desempenha um papel de suma importância, não apenas na construção do conhecimento, mas também na construção do indivíduo e na atuação dele no meio no qual vive. Considerando que os primeiros anos escolares são de grande relevância para a construção da vida educacional do aluno, a relação entre a matemática, os professores e os alunos demanda uma outra forma de pensar o ensino e a aprendizagem nesse campo do saber. Com isso, o objetivo deste trabalho é analisar como ocorre a manifestação dos aprendizados matemáticos por meio de jogos virtuais nos anos iniciais, apontando, assim, os pontos fundamentais e as formas de trabalhar com o lúdico em sala de aula. Diante do cenário pandêmico recentemente vivenciado, os jogos digitais educativos tiveram e ainda têm como objetivo tornar mais prazerosa e fácil a aprendizagem do ensino matemático, ajudando o aluno a ter um maior interesse no entendimento dos conteúdos para que comecem a construir um pensamento lógico matemático e, com isso, se tornem cidadãos críticos e participativos no meio em que vivem.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20222201820051

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mayra Luma de Andrade e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo