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Título: GESTÃO MUNICIPAL LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Título alternativo: MUNICIPAL MANAGEMENT LIMITS AND POSSIBILITIES OF EDUCATION IN PANDEMIC TIMES

Autoria de: Nara Aparecida de Souza Jesus

Orientação de: Giovanna Rodrigues Cabral

Presidente da banca: Giovanna Rodrigues Cabral

Primeiro membro da banca: Regilson Maciel Borges

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: Mudança de gestão, pandemia, desafios, planejamento, educação municipal.

Data da defesa: 12/12/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 14/12/2022

Data da publicação: 14/12/2022

Referência: Jesus, N. A. d. S. GESTÃO MUNICIPAL LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2022. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Esta pesquisa teve como intuito compreender os principais desafios enfrentados pela Secretaria Municipal de Educação de Lavras, cidade de médio porte do Sul de Minas Gerais, a qual passou por uma mudança de gestão em meio ao período pandêmico. Para analisar as implicações dessa mudança de gestão, realizou-se uma coleta de dados a partir de uma entrevista presencial semiestruturada com gestores(as) que atuam na Secretaria Municipal de Educação, no tocante desta entrevista, dois profissionais participaram presencialmente de forma coletiva e outro respondeu ao documento no formato digital. Buscou-se ainda compreender se houve ou não a continuidade de um planejamento direcionado à área educacional do município de Lavras-MG. Feito isso, verificou-se os impactos na qualidade do ensino tendo em vista o novo formato de ensino. Para tanto, esta pesquisa se caracterizou como qualitativa, uma vez que se sustentou em uma revisão bibliográfica para a construção da entrevista semiestruturada e para a análise dos dados coletados. Para tanto, o presente estudo contemplou os seguintes autores Arretche (2002), Canário (2006), Gerhardt (2009), Luck (2009), Padilha (2002 2017), Paro (2012), Paschoalino (2018), Saviani (sd), bem como legislações vigentes que contribuíram com a análise do trabalho e levantamento dos dados qualitativos, abarcados as informações provenientes da entrevista com os(as) gestores(as) atuantes na secretaria de educação do município em foco. Concluiu-se que a gestão da educação assumiu a pasta já em um período pandêmico, dando seguimento ao planejamento deixado pela gestão anterior, reformulando-o de acordo com a necessidade identificada. Os dados coletados apontaram as situações de incertezas e desafios que a secretaria vivenciou no período da pandemia, sobretudo no que diz respeito ao ensino no formato remoto, na efetivação da educação dos alunos nesse formato de ensino, havendo uma continuidade no planejamento já existente, reestruturando-o de acordo com as necessidades do atual momento, fazendo com que a gestão buscasse novas estratégias para quiçá minimizar as lacunas deixadas pelo COVID -19.

Abstract: This research aimed to understand the main challenges faced by the Municipal Department of Education of Lavras, a medium-sized city in southern Minas Gerais, which underwent a management change during the pandemic period. To analyze the implications of this management change, data was collected from a semi-structured face-to-face interview with managers who work in the Municipal Secretariat of Education. We also sought to understand if there was or was not the continuity of a planning process directed to the educational area in the municipality of Lavras-MG. After that, the impacts on the quality of education were verified in view of the new teaching format. To do so, this research was characterized as qualitative, since it was based on a bibliographic review for the construction of the semi-structured interview and for the analysis of the data collected. To this end, this study included the following authors Arretche (2002), Canário (2006), Gerhardt (2009), Luck (2009), Padilha (2002 and 2017), Paro (2012), Paschoalino (2018), Saviani (sd), as well as current legislation that contributed to the analysis of the work and survey of qualitative data, encompassing the information from the interview with the managers working in the secretariat of education of the municipality in focus. It was concluded that the education management took over the portfolio already in a pandemic period, following up on the planning left by the previous administration, reformulating it according to the identified needs. The data collected pointed out the situations of uncertainties and challenges that the secretariat experienced during the pandemic period, especially with regard to teaching in the remote format and the effectiveness of the education of students in this teaching format, causing the management to seek new strategies to perhaps minimize the gaps left by COVID-19.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20222201820865

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Nara Aparecida de Souza Jesus e Universidade Federal de Lavras

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