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Título: O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL UMA ARTICULAÇÃO ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS E UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA

Autoria de: Viviane Aparecida Silva Santos

Orientação de: Carolina Faria Alvarenga

Presidente da banca: Carolina Faria Alvarenga

Primeiro membro da banca: Alexandre Filordi de Carvalho

Segundo membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Palavras-chaves: Educação Infantil, Brincar, Políticas Públicas, Creche, Desenvolvimento Infantil.

Data da defesa: 16/02/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 03/03/2023

Data da publicação: 03/03/2023

Referência: Santos, V. A. S. O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL UMA ARTICULAÇÃO ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS E UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA. 2023. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O brincar é um processo intrínseco ao ser humano servindo, simultaneamente, para enriquecer eou contribuir para a formação humana integral da criança, por meio de experiências significativas, as quais contribuem para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, como uma forma de desenvolver suas potencialidades, ativando sua imaginação, criatividade e socialização. Este estudo utiliza-se da análise documental com o objetivo de apresentar um relato de experiência a partir do estágio supervisionado na Educação Infantil e compreender como o brincar e entendido no tempo e espaço privilegiado da Educação Infantil, a partir dos Documentos Educacionais. Como resultado, ao observar os documentos das políticas públicas para a Educação Infantil, percebo que, apesar de as DCNEI apontarem as brincadeiras como um dos eixos das práticas pedagógicas da Educação Infantil, documentos posteriores, em especial a partir de 2016, ainda que dialoguem com as DCNEI, no caso da BNCC, se inserem em um contexto político que vai na contramão das concepções construídas ao longo de décadas no campo da Educação Infantil. A BNCC, ao se articular com o PNA e o PNLD, coloca em risco os princípios éticos, políticos e estéticos da Educação Infantil e reforça uma visão escolarizante dessa etapa, em que as brincadeiras sempre estão articuladas a um objetivo de aprendizagem. Por fim, neste artigo, articulo a discussão teórica com os saberes e as reflexões a partir de experiências vivenciadas por mim no estágio que contempla a etapa da Educação Infantil, realizado em uma instituição privada do sul de Minas Gerais. 

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20222201821160

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Viviane Aparecida Silva Santos e Universidade Federal de Lavras

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