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Título: LETRAMENTO CRÍTICO NO MATERIAL DIDÁTICO ANÁLISE DE UM LIVRO DO 1?ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Título alternativo: CRITICAL LITERACY IN TEACHING MATERIAL ANALYSIS OF A 1ST YEAR ELEMENTARY EDUCATION BOOK

Autoria de: Enedina Aparecida Rezende

Orientação de: Luciana Soares da Silva

Presidente da banca: Prof.(A). Dr.(A). Luciana Soares da Silva

Primeiro membro da banca: Prof. (A). Dr. (A) Josiane Marques da Costa

Segundo membro da banca: Mestranda Lidiane Reis Alves Pimenta

Palavras-chaves: natureza, livro, sociedade, cidade, material

Data da defesa: 08/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 13/03/2023

Data da publicação: 13/03/2023

Referência: Rezende, E. A. LETRAMENTO CRÍTICO NO MATERIAL DIDÁTICO ANÁLISE DE UM LIVRO DO 1?ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL . 2023. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente trabalho é resultado de um estudo sobre o material didático (livro), destinado ao 1? ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal de uma cidade do sul de Minas Gerais, com o tema letramento crítico no material didático livro, de modo a estabelecer discussões sobre os conceitos de alfabetização, letramento e letramento crítico. As análises feitas sobre a temática, buscam apresentar alternativas que propõem melhorias para o material didático utilizados no Ensino Fundamental, e pelo método hipotético dedutivo encontrar soluções sobre esses problemas, a fim, de que a educação seja garantida às crianças como um direito e de forma igualitária. Apesar da educação ser um direito de todos e dever do Estado e da família, juntamente com a colaboração da sociedade em promovê-la e incentivá-la, no Brasil, ainda são elevados os índices de analfabetismo e de pessoas não letradas. Com isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais embasadas em teóricos como Kleiman (2012), Soares (2017) e Rojo (2007) para fundamentar os estudos e as análises apresentadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza básica, possibilitando olhares críticos e detalhados a respeito dos textos e imagens presentes no material didático. Com objetivo de avaliar se o livro atende às necessidades de formação nos anos iniciais, a partir desses estudos foram levantados questões que podem trazer sugestões de melhorias para o material didático, a fim de que a educação possa propiciar o desenvolvimento da capacidade de habilidades dos sujeitos que busquem seus direitos e deveres na sociedade.

Abstract: The present work is the result of a study on the didactic material (book), intended for the 1st year of Elementary School, of a municipal public school in a city in the south of Minas Gerais, with the theme critical literacy in the didactic material book, in order to establish reflections on the concepts of literacy, literacy and critical literacy. The analyzes carried out on the subject seek to present alternatives that propose improvements to the didactic material used in Elementary School, and through the hypothetical deductive method to find solutions to these problems, so that education is guaranteed to children as a right and in an egalitarian way. . Despite education being everyones right and duty of the State and the family, together with the collaboration of society in promoting and encouraging it, in Brazil, illiteracy rates and illiterate people are still high. With this, bibliographical and documentary research was carried out based on theorists such as Kleiman (2012), Soares (2017) and Rojo (2007) to support the studies and cognitive analyses. This is a qualitative research of a basic nature, allowing critical and detailed views regarding the texts and images present in the didactic material. With the aim of evaluating whether the book meets the training needs in the early years, based on these studies, questions were raised that can bring suggestions for improvements to the didactic material, so that education can foster the development of the skills of the subjects who seek their rights and duties in society.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20222201920852

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Enedina Aparecida Rezende e Universidade Federal de Lavras

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