SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A REPRESENTATIVIDADE NEGRA NOS LIVROS INFANTIS MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA E MEU CRESPO É DE RAINHA

Autoria de: Milena Cristine dos Santos

Orientação de: Luciana Soares da Silva

Presidente da banca: Luciana Soares da Silva

Primeiro membro da banca: Josiane Marques da Costa

Segundo membro da banca: Jessiara Ribeiro Goncalves

Palavras-chaves: Representatividade Negra, Criança, Literatura Infantil, Escola, livros

Data da defesa: 24/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 30/07/2023

Data da publicação: 30/07/2023

Referência: Santos, M. C. d. A REPRESENTATIVIDADE NEGRA NOS LIVROS INFANTIS MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA E MEU CRESPO É DE RAINHA. 2023. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Abordar a questão da representatividade na literatura nunca foi tarefa fácil, no entanto, ao analisar a história da representatividade negra na literatura, a temática está presente, principalmente em obras brasileiras. Tratando-se de um país com passado escravagista, o Brasil possui grandes representantes da literatura infantil, a exemplo Monteiro Lobato, Ana Maria Machado e Ziraldo. Nas obras lobatianas, visto que seu contexto de produção data da primeira metade do século XX, os povos africanos são retratados como um escravo ou ex-escravo que vive ainda na fazenda, como forma de gratidão aos seus senhores, cuidando dos afazeres domésticos e das crianças. No entanto, no século XXI, a representatividade de personagens negros, principalmente personagens femininas, passa a figurar como uma pessoa sábia e que valoriza sua beleza negra. Nesse contexto, a presente pesquisa analisou como a representatividade negra, e retratadas em livros de literatura infantil. Para isso, foram analisados 2 livros, selecionados a partir de sua temática, sendo eles a Menina Bonita do Laço de Fita (1986) e O Meu crespo e de rainha (1999). A análise dos livros foi feita quanto à representação das personagens negros, no que tange ao tratamento dispensado às mesmas e como são tratadas nos livros selecionados. Os resultados demonstraram que, apesar do contexto de luta ainda ter muito chão a percorrer, a valorização das personagens negras passa a ser evidenciada em livros infantis.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20231201620101

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Milena Cristine dos Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo