SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A concepção de história de Walter Benjamin e Paulo Freire

Título alternativo: The conception of history in Walter Benjamin e Paulo Freire

Autoria de: Andressa Luiza Dias Caldas

Orientação de: Vanderlei Barbosa

Presidente da banca: Vanderlei Barbosa

Primeiro membro da banca: Carlos Betlinski

Segundo membro da banca: Fábio da Silva Santos

Palavras-chaves: Concepção de História, Materialismo Histórico, América Latina, Walter Benjamin, Paulo Freire.

Data da defesa: 04/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 24/07/2023

Data da publicação: 24/07/2023

Referência: Caldas, A. L. D. A concepção de história de Walter Benjamin e Paulo Freire. 2023. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Ao observar a constituição da sociedade moderna pelo olhar da concepção materialista da história, delineado por Walter Benjamin e o desenvolvimento da Educação Libertadora por Paulo Freire, verifica-se, especialmente na América Latina, um contexto caracterizado por desigualdades e conflitos sociais que oprimem o povo latino-americano, inviabilizando sua emancipação. Considerando a formação da sociedade latina-americana, torna-se necessário refletir sobre outras maneiras de conceber a história e a prática intelectual, repensando o processo educativo do povo latino-americano. Nesse sentido, esta pesquisa se propõe a estudar como esses dois autores podem contribuir para o pensamento crítico e a cultura latino-americana, tomando como base as Teses Sobre o conceito de história, elaboradas por Walter Benjamin em 1940, e a concepção da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire.

Abstract: When observing the constitution of modern society through the lens of the materialist conception of history delineated by Walter Benjamin, and the development of Liberating Education by Paulo Freire, it becomes apparent, especially in Latin America, a context characterized by inequalities and social conflicts that oppress the emancipation of the Latin American people. Considering the formation of Latin American society, it is necessary to reflect on alternative ways of conceiving history and intellectual practice, rethinking the educational and autonomous process of the Latin American people. In this sense, this research aims to study how these two authors can contribute to critical thinking and Latin American culture, based on Walter Benjamins Theses on the concept of history elaborated in 1940, and Paulo Freires conception of Liberating Pedagogy.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20231201810869

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Andressa Luiza Dias Caldas e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo