SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: MATEMÁTICA LÚDICA E CONCRETA MULTIPLICAÇÃO PARA ALÉM DA TABUADA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Autoria de: Lara Dyandra Lima Martins

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Braian Garrito Veloso

Palavras-chaves: Ensino de Matemática, Ludicidade, Material Concreto, Sequência Didática, Formação de Professores

Data da defesa: 14/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 27/07/2023

Data da publicação: 27/07/2023

Referência: Martins, L. D. L. MATEMÁTICA LÚDICA E CONCRETA MULTIPLICAÇÃO PARA ALÉM DA TABUADA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. 2023. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Com base nos estudos de Kishimoto (2017 2011), Lorenzato (2010), Nacarato at all (2019), Smole (2013 2016) e Zabala (2014 2007), o presente artigo analisa a atual situação do ensino da matemática na educação básica, que permanece incentivado o pensamento abstrato precoce e a memorização de regras sem fundamento, mesmo após tantos anos de estudos afirmando a importância do lúdico e do concreto no ensino dessa disciplina. Notamos um círculo vicioso de professores e professoras que não aprenderam a matemática de forma significativa na educação básica, passam a ter uma aversão pela disciplina e acabam por ensinar seus discentes da mesma forma ilógica que aprenderam. A partir disso, são apresentados estudos sobre a importância do lúdico e do concreto ao ensinar matemática, não só na educação infantil, mas também no ensino fundamental anos iniciais. Por fim, trazemos uma sequência didática como possibilidades de práticas pedagógicas lúdicas e concretas para o ensino da multiplicação no terceiro ano do ensino fundamental anos iniciais.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20231201810874

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lara Dyandra Lima Martins e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo