SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA PRÉ-ESCOLA DOS ESTUDOS TEÓRICOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autoria de: Samantha Amaral Alves

Orientação de: Danuza Roberta Pereira Lima

Presidente da banca: Danuza Roberta Pereira Lima

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Olga Maria de Araujo Soares

Palavras-chaves: Alfabetização, Consciência fonológica, Educação infantil, Pré-escola, Relato de experiência.

Data da defesa: 19/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 25/07/2023

Data da publicação: 25/07/2023

Referência: Alves, S. A. O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA PRÉ-ESCOLA DOS ESTUDOS TEÓRICOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA . 2023. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O trabalho em tela tem o objetivo de compreender a importância do desenvolvimento da consciência fonológica (CF) na etapa da pré-escola, a partir da investigação sobre o que os artigos publicados no portal SciELO dizem sobre esta temática e da aplicação de atividades com crianças da educação infantil, de 5 anos. Além de apresentar os resultados e discuti-los à luz dos autores que o fundamentam, compartilhamos, brevemente, um relato de experiência sobre práticas pedagógicas acerca do desenvolvimento da CF na pré-escola, construídas, desenvolvidas e vivenciadas durante o ano de 2022 com crianças de 5 anos de idade, de uma escola da rede pública, localizada no município de Lavras. Este estudo valeu-se do método da pesquisa bibliográfica e relato de experiência, de cunho qualitativo. Para a obtenção dos dados, optou-se por realizar uma pesquisa na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), que segundo Gil (2002) é uma biblioteca virtual que armazena uma coleção de periódicos científicos completos. A escolha da base de dados foi devida ao SciELO ser uma fonte confiável e bastante conhecida no meio acadêmico pelos estudantes e pesquisadores para realizar pesquisas científicas. Para a investigação dos dados, foi realizada uma leitura atenta e cuidadosa de todos os artigos, especialmente dos tópicos das discussões e resultados, selecionando o que diziam sobre o desenvolvimento da consciência fonológica na pré-escola. O levantamento dos estudos evidenciou que há algumas similaridades e divergências relacionadas à fundamentação teórica apresentada, levando-nos a concluir que não há um consenso sobre a temática. A partir deste estudo, concluiu-se também que é de suma importância o desenvolvimento da CF na etapa da pré-escola, sendo esta uma habilidade fundamental para o processo de aquisição da leitura e escrita, posteriormente, conforme abordado nos trabalhos analisados. Desta forma, espera-se que esta pesquisa possa prover subsídios à proposição de novos estudos.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20231201820853

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Samantha Amaral Alves e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo