SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM UMA ANÁLISE A PARTIR DOS JOGOS DIGITAIS

Título alternativo: THE USE OF TECHNOLOGIES IN EDUCATION FOR THE DEVELOPMENT OF LEARNING AN ANALYSIS BASED ON DIGITAL GAMES

Autoria de: Catarina Laura de Paula Luiz

Orientação de: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Presidente da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Primeiro membro da banca: Arlete Vilela de Faria

Segundo membro da banca: Letícia Silva Ferreira

Palavras-chaves: Desenvolvimento educacional, Tecnologia, Educacional, Aprendizagem, e Jogos.

Data da defesa: 21/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 28/07/2023

Data da publicação: 28/07/2023

Referência: Luiz, C. L. d. P. O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM UMA ANÁLISE A PARTIR DOS JOGOS DIGITAIS. 2023. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este trabalho apresenta como tema o a aplicação das tecnologias no desenvolvimento educacional, objetiva-se discutir sobre a contribuição no processo de ensino aprendizagem com a instrumentação dos JED. Referente à discussão foi possível identificar se os jogos educativos utilizados com as metodologias de ensino acerca da alfabetização são capazes de solucionar ou amenizar dificuldades existentes na prática educativa, como oralidade ou a separação de sílabas, buscando ainda maior interação com aplicação tecnológica e dos jogos pelos educadores, na busca de destacar a interação e participação dos educandos no âmbito escolar. No tocante à utilização dos meios tecnológicos pelos docentes em sala de aula, destacando a importância dos materiais educativos digitais e práticas pedagógicas inovadoras para aperfeiçoar o aprendizado. Como metodologia foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, contendo como acervo teórico autores clássicos como Mattar e Contemporâneos como Almeida entre outros citados neste estudo a revisão. Desse modo considera-se que a tecnologia aplicada ao ensino escolar busca a consolidação da prática educativa de qualidade e promoção da democratização ao acesso à informação e ao conhecimento, além de melhorar os resultados da educação no processo de ensino aprendizagem.

Abstract: This work presents as a theme the application of technologies in educational development, aiming to discuss the contribution in the teaching-learning process with the instrumentation of the DEG. Regarding the discussion, it was possible to identify whether the educational games used with teaching methodologies about literacy are able to solve or alleviate existing difficulties in educational practice, such as orality or separation of syllables, seeking even greater interaction with technological application and games by educators, seeking to highlight the interaction and participation of students in the school environment. Regarding the use of technological means by teachers in the classroom, highlighting the importance of digital educational materials and innovative pedagogical practices to improve learning. As a methodology, the method of bibliographical research of a qualitative nature was used, containing as a theoretical collection classic authors such as Mattar and Contemporâneos such as Almeida, among others mentioned in this study the review. In this way, it is considered that the technology applied to school teaching seeks to consolidate quality educational practice and promote the democratization of access to information and knowledge, in addition to improving education results in the teaching-learning process.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20231201820885

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Catarina Laura de Paula Luiz e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo