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Título: A CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E NOVAS FUGAS DA ROTA

Autoria de: Alzira Raphaela Rodrigues Oliveira

Orientação de: Carolina Faria Alvarenga

Presidente da banca: Carolina Faria Alvarenga

Primeiro membro da banca: Luciana Soares da Silva

Segundo membro da banca: Jacqueline Magalhaes Alves

Palavras-chaves: Infâncias, Políticas Públicas, Ciclo de políticas, Educação Infantil, Educadoras

Data da defesa: 18/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 24/07/2023

Data da publicação: 24/07/2023

Referência: Oliveira, A. R. R. A CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E NOVAS FUGAS DA ROTA. 2023. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Com esse trabalho buscamos problematizar a concepção de Educação Infantil nas políticas educacionais do Ministério da Educação desde os anos 1990. Para entender as tensões e disputas, ocorridas na criação de política pública é preciso compreender o ciclo de políticas e os contextos envolvidos, a exemplo das influências políticas e sociais e os processos de produção de texto e implementação das políticas. Considerando que somente a partir da Constituição Federal (CF), de 1988, a Educação Infantil passou a ser reconhecida como um direito de crianças de até seis anos, neste trabalho, as análises terão este recorte temporal, tendo como proposta metodológica a abordagem do ciclo de políticas por meio de uma análise documental. Foram revisados os últimos documentos políticos para a Educação Infantil, desde a CF, quais sejam Referencial Curricular Nacional para EI (RCNEI), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Política Nacional de Alfabetização (PNA) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Compreende-se que, ao longo das últimas décadas, uma política nacional para a Educação Infantil foi sendo construída, alinhada às concepções da Pedagogia da Infância, porém, algumas fugas da rota aconteceram pelo caminho, tais como na construção do RCNEI, de 1998, e os documentos políticos mais atuais ?? BNCC, PNA e PNLD.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20231201821275

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Alzira Raphaela Rodrigues Oliveira e Universidade Federal de Lavras

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