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Título: REFLEXÕES ACERCA DO USO DE JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS E A SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autoria de: Millena Cristina Olimpio

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Braian Garrito Veloso

Segundo membro da banca: Ludmila Magalhaes Naves

Palavras-chaves: Educação Matemática, Ensino Fundamental, Anos Iniciais, Jogos Digitais, Tecnologias Educacionais

Data da defesa: 26/05/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 26/06/2023

Data da publicação: 26/06/2023

Referência: Olimpio, M. C. REFLEXÕES ACERCA DO USO DE JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS E A SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A presente pesquisa tem como principal objetivo evidenciar as reflexões acerca do uso de jogos educacionais digitais e a sua relação com o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a pesquisa tem como finalidade mostrar a importância do uso das tecnologias digitais na área de educação, estudar o uso dos jogos educativos nos conteúdos da matemática e realizar um levantamento sobre os jogos educativos disponíveis para o trabalho com as quatro operações fundamentais. Dessa maneira, a pesquisa é de cunho básica, com uma abordagem qualitativa, com o objetivo ser uma pesquisa exploratória, na qual, os procedimentos foram dados a partir de uma pesquisa bibliográfica, evidenciando as contribuições das tecnologias digitais educacionais no ensino da matemática para os anos iniciais do fundamental. O referencial teórico escolhido para se fundamentar esse trabalho foi em autores experientes no assunto, tais como Almeida (1995), Alves (2016), Alves (2020), Canal (2013), Falkembach (2006), Grando (2004), Kishimoto (2011 2016 2017), Leal, et, al., (2005), Lira (2016), Moran (2013), Moretti e Souza (2015), Moura (2017), Moura e Viamont (2005), Smole (2013), Smole e Diniz (2016), Soares (2018), Tajra (2014), Toledo Toledo (2010), Winnicott (2019). Portanto, a presente pesquisa aponta que o uso das tecnologias educacionais digitais, nos anos iniciais do ensino fundamental, para os conteúdos de matemática pode ser considerado como uma grande ferramenta de ensino e aprendizagem, pelo fato de que, por meio dos estudos e do levantamento prévio de jogos educacionais, a partir do emprego das tecnologias, no qual tem como conteúdos as quatro operações básicas adição, subtração, multiplicação e divisão. Dessa maneira, foi possível demonstrar os benefícios e contribuições que o uso de jogos educacionais atrelado às tecnologias digitais propicia para o processo de aprendizagem da criança no ensino da matemática.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20231201910052

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Millena Cristina Olimpio e Universidade Federal de Lavras

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