SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: JOGOS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autoria de: Hellen Cristiny de Souza Zulmiro

Orientação de: Ludmila Magalhães Naves

Presidente da banca: Ludmila Magalhães Naves

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: jogos de alfabetização, alfabetização, letramento, recursos pedagógicos, aprendizagem

Data da defesa: 14/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 25/07/2023

Data da publicação: 25/07/2023

Referência: Zulmiro, H. C. d. S. JOGOS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO . 2023. 13 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente trabalho pretende refletir e discutir sobre o uso dos jogos como recursos pedagógicos no processo de ensino aprendizagem da escrita alfabética, e facilitar a troca de conhecimento entre professores e alunos por meio dessas ferramentas, a fim de analisar a potencialidade dos jogos como recursos utilizados no processo de alfabetização. Para tanto, foi necessário, perceber como os jogos podem contribuir para o avanço da criança nos anos iniciais no processo de alfabetização perceber como os jogos podem influenciar as experiências dos alunos tornando-as mais significativas de modo a desenvolver suas potencialidades voltadas para as práticas de alfabetização e letramento. Realizou- se então uma pesquisa qualitativa e tem como metodologia a análise bibliográfica e que nos permite tecer uma discussão teórica acerca das temáticas alfabetização, letramento e jogos para como recursos pedagógicos no processo de alfabetização. Este trabalho tem como fundamentação teórica em Soares (1998,2014), Leal (2005, 2009) e Kishimoto (2011). Como conclusão, observamos que o uso dos jogos como recursos pedagógicos é fundamental no desenvolvimento do processo de alfabetização e do letramento.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20231201910054

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Hellen Cristiny de Souza Zulmiro e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo