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Título: A institucionalização da formação continuada em secretarias de educação os casos de Minas Gerais, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro

Autoria de: Antonio Werick Lopes

Orientação de: Paulo Henrique Arcas

Presidente da banca: Paulo Henrique Arcas

Primeiro membro da banca: Regilson Maciel Borges

Segundo membro da banca: Braian Garrito Veloso

Palavras-chaves: Profissionais da Educação, Formação Continuada, Secretarias Estaduais de Educação, Secretarias Municipais de Educação, Educação.

Data da defesa: 24/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 29/07/2023

Data da publicação: 29/07/2023

Referência: Lopes, A. W. A institucionalização da formação continuada em secretarias de educação os casos de Minas Gerais, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro. 2023. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A formação continuada dos profissionais da educação no Brasil vem com as transformações ocorridas no âmbito da gestão após a reforma do Estado (1990) e se insere no quadro de afirmação de políticas neoliberais que passaram a responsabilizar escolas, profissionais da educação e gestores dos sistemas de ensino pelos resultados educacionais e, consequentemente, pela qualidade da educação. Com isso, o Ministério da Educação (MEC), se encarregou de elaborar e implementar um conjunto de marcos legais e regulatórios em nível federal, estadual e municipal desenvolvendo programas de formação continuada e formação em serviço para os profissionais da educação. Deste modo, esta pesquisa de cunho documental, abordagem qualitativa e natureza básica consiste em verificar como secretarias estaduais e municipais de educação proporcionam formação e investem na formação dos profissioanis da educação. Para tanto, foi feito um levantamento de cursos oferecidos por secretarias estaduais (Minas Gerais e São Paulo) e municipais de educação (Rio de Janeiro e Recife). Os cursos oferecidos por essas secretarias foram levantados nos sites das escolas de formação, sendo buscados e analisados dados sobre o processo de formação continuada dos profissionais da educação, ou seja, gestores escolares, professores, demais profissionais que atuam nas escolas e nos sistemas de ensino. Os cursos foram analisados procurando envidenciar o público ao qual se destinavam, a modalidade de ensino ofertada, as temáticas desenvolvidas. Observou-se que as secretarias estaduais de educação oferecem cursos de formação continuada voltados para as demandas da própria secretaria ou demanadas mais gerais relacionadas à BNCC e a reforma do ensino médio. Por outro lado, as secretarias municipais estudadas oferecem uma variedade maior de modalidades de cursos, de temas e que envolvem variados profissionais da educação. Conclui-se que a implementação da formação continuada via escolas de formação possibilita uma oferta de cursos mais ordenada pelas secretarias, porém ainda não se observa um processo mais diferenciado e democrático em relação à oferta de formação. No entanto, a temática merece maior aprofundamento de pesquisas que evidenciem aspectos relativos ao funcionamento das escolas de formação, as concepções e práticas presentes nos cursos oferecidos, além da convivência com outras estratégias de formação continuada que, certamente, convivem na amostra de secretarias analisadas.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20231201910070

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Antonio Werick Lopes e Universidade Federal de Lavras

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