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Título: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOS GESTORES ESCOLARES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ESTUDANTE DE PEDAGOGIA

Título alternativo: THE CHALLENGES OF TRAINING SCHOOL MANAGERS FOR THE CONSTRUCTION OF THE PEDAGOGICAL POLITICAL PROJECT EXPERIENCE REPORT OF A PEDAGOGY STUDENT

Autoria de: Viviane Aparecida Ferreira

Orientação de: Paulo Henrique Arcas

Presidente da banca: Paulo Henrique Arcas

Primeiro membro da banca: Diogo Campos Billé

Segundo membro da banca: Juan Jonatha Noronha Del Giudice

Palavras-chaves: Planejamento, Educacional, Proposta, Pedagógica, Gestão Democrática.

Data da defesa: 21/06/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 22/06/2023

Data da publicação: 22/06/2023

Referência: Ferreira, V. A. OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOS GESTORES ESCOLARES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ESTUDANTE DE PEDAGOGIA. 2023. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: RESUMO O presente estudo tem o objetivo de aprofundar as discussões sobre o que concerne à identidade e finalidade do Projeto Político Pedagógico nas escolas, partindo do pressuposto de que sua elaboração é de âmbito social e democrático. Além disso, o Projeto de Formação de Gestores Escolares teve como finalidade direcionar as ações e estratégias dos gestores no âmbito escolar. Outro ponto a ser destacado é a elaboração e implantação do PPP de forma democrática e não como documento com finalidade apenas burocrática. O PPP precisa ser articulado com as ações da escola e não ser visto como um documento engessado. O projeto Político Pedagógico precisa ser útil, visto como um recurso no processo de ensino, ou seja, que esteja em todos os setores da escola, desde a secretaria passando pelas ações pedagógicas de sala de aula e também pelos diversos ambientes da escola, pelos diferentes atores escolares e familiares dos estudantes. A proposta de formação aconteceu em articulação com uma Secretaria Municipal de Educação de uma cidade no Sul de Minas Gerais e docentes da área de formação de professores da Universidade Federal de Lavras. Além disso, a formação para gestoresas e supervisoresas, teve como foco, orientar as equipes diretivas das escolas na elaboração e revisão do Projeto Político Pedagógico de suas escolas. As atividades de formação abordaram os aspectos normativos que tratam da gestão democrática, os aspectos teóricos e metodológicos envolvidos na elaboração do Projeto Político Pedagógico, contando com visitas às escolas a fim de aproximar os docentes da universidade envolvidos e os participantes da formação, promover o acompanhamento da elaboração do PPP e sua posterior implementação. Devido a participação da autora deste TCC como bolsista de extensão no desenvolvimento das atividades de formação, optou-se por elaborar o trabalho como relato da experiência vivenciada nesse processo. Conclui-se que a efetivação do PPP como um instrumento de planejamento escolar na perspectiva de uma gestão democrática ainda está distante de ser uma realidade na maioria das escolas públicas, ao menos no contexto observado. A falta de conhecimento dos gestores escolares sobre a elaboração e implementação do PPP, a ausência de orientações e formação nesse sentido e que não engessem o trabalho da escola, o pouco envolvimento dos docentes e da comunidade na gestão da escola, são desafios que ainda precisamos enfrentar.

Abstract: The present study aims to deepen the discussions on what concerns the identity and purpose of the Pedagogical Political Project in schools, starting from the budget that its elaboration is social and democratic. In addition, the School Managers Training Project aimed to direct the actions and strategies of managers in the school environment. Another point to be highlighted is the elaboration and implementation of the PPP in a democratic way and not as a document with only a bureaucratic purpose. The PPP needs to be articulated with the schools actions and not be seen as a rigid document. The Political Pedagogical project needs to be useful, seen as a resource in the teaching process, that is, that it is in all sectors of the school, from the secretariat passing through the pedagogical actions in the classroom and also in the different environments of the school, by the different school actors and students families. The training proposal took place in conjunction with a Municipal Department of Education in a city in the south of Minas Gerais and teachers in the area of ????????????????????????????????teacher training at the Federal University of Lavras. In addition, training for managers and supervisors focused on guiding school management teams in the preparation and revision of their schools Pedagogical Political Project. The training activities address the normative aspects that deal with democratic management, the theoretical and methodological aspects involved in the elaboration of the Pedagogical Political Project, with visits to schools in order to bring together the university professors involved and the training participants, promote the follow-up the elaboration of the PPP and its subsequent implementation. Due to the participation of the author of this TCC as an extension fellow in the development of training activities, it was decided to elaborate the work as a report of the experience lived in this process. It is concluded that the effectiveness of the PPP as a school planning instrument in the perspective of a democratic management is still far from being a reality in most public schools, at least in no observed context. The lack of knowledge of school managers about the elaboration and implementation of the PPP, the lack of guidance and training in this regard and that do not stifle the work of the school, the little involvement of teachers and the community in the management of the school, are challenges that we still need face.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20231201910092

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Viviane Aparecida Ferreira e Universidade Federal de Lavras

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