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Título: ENTRE TELAS E LETRAS ASPECTOS DA ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA NO BRASIL E EM MINAS GERAIS

Título alternativo: BETWEEN SCREENS AND LETTERS ASPECTS OF LITERACY DURING THE PANDEMIC IN BRAZIL AND MINAS GERAIS

Autoria de: Caroline Souza Silva

Orientação de: Giovanna Rodrigues Cabral

Presidente da banca: Giovanna Rodrigues Cabral

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Ludmila Magalhães Naves

Palavras-chaves: alfabetização, pandemia, educação não presencial, documentos oficiais, retrospectiva

Data da defesa: 07/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 17/07/2023

Data da publicação: 17/07/2023

Referência: Silva, C. S. ENTRE TELAS E LETRAS ASPECTOS DA ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA NO BRASIL E EM MINAS GERAIS. 2023. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Com a declaração do Estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, o Ministério da Educação, em 17 de março de 2020, instituiu a substituição das rotinas presenciais por atividades remotas. A partir do distanciamento pessoal, as práticas educacionais foram alteradas para o formato remoto e mediadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. Diante da nova forma de ensino-aprendizagem, é preciso refletir sobre as seguintes questões Quais foram as orientações em documentos para o trabalho remoto na educação durante a pandemia? Como a alfabetização foi organizada durante a pandemia? O que foi produzido de conhecimento durante a pandemia sobre a alfabetização de crianças? Buscando responder aos questionamentos realizou-se uma pesquisa de natureza documental e bibliográfica com duplo objetivo mapear as orientações para a implantação do ensino remoto no país durante a pandemia e levantar as produções acadêmicas veiculadas sobre a temática da alfabetização durante a pandemia em plataformas e anais de evento voltados para a educação. Foram consultadas plataformas como Scielo, Sucupira, Capes, Google Acadêmico e os anais de eventos realizados durante a pandemia e vinculados à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEp) e Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf). A partir dos resultados encontrados, registra-se a consciência das desigualdades sociais e educacionais no Brasil, as tentativas de adaptação e a busca pela formação docente. No entanto, verificou-se impasses no quesito preparo técnico-pessoal, tanto das famílias, quanto das equipes pedagógicas, a falta de equipamentos e a não superação dos problemas de leitura e escrita. Pelas informações apresentadas, reconhece-se a necessidade de investimentos na formação docente para o uso das tecnologias no ensino, da contínua comunicação com as famílias e na efetivação de projetos de alfabetização.

Abstract: With the declaration of the State of Emergency in Public Health of National Importance, the Ministry of Education, on March 17, 2020, instituted the replacement of face-to-face routines with remote activities. From personal distancing, educational practices were changed to a remote format and many were mediated by digital information and communication technologies. Faced with the new form of teaching-learning, it is necessary to reflect on the following questions What were the guidelines for remote work in education during the pandemic? How was literacy organized during the pandemic? What knowledge was produced during the pandemic about childrens literacy? Seeking to answer the questions, a documental and bibliographical research was carried out with the dual objective of mapping the guidelines for the implementation of remote teaching in the country during the pandemic and raising the academic productions published on the theme of literacy during the pandemic on platforms and annals event focused on education. Platforms such as Scielo, Sucupira, Capes, Google Scholar and the annals of events held during the pandemic and linked to the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPEp) and the Brazilian Literacy Association (Abalf) were consulted. From the results found, there is awareness of social and educational inequalities in Brazil, attempts to adapt and the search for teacher training. However, there were impasses in terms of technical-personal preparation, both for families and pedagogical teams, lack of equipment and failure to overcome reading and writing problems. From the information presented, it is recognized the need for investments in teacher training for the use of technologies in teaching, continuous communication with families and the implementation of literacy projects.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20231201910236

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Caroline Souza Silva e Universidade Federal de Lavras

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