SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: O USO DO WHATSAPP NA EDUCAÇÃO análise sobre a pandemia de Covid-19

Autoria de: Camila Ferreira Nunes

Orientação de: Braian Garrito Veloso

Presidente da banca: Braian Garrito Veloso

Primeiro membro da banca: André Garcia Corrêa

Segundo membro da banca: Luciane Penteado Chaquime

Palavras-chaves: tecnologias digitais de informação e comunicação, educação, pandemia, whatsApp, professor

Data da defesa: 04/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 19/07/2023

Data da publicação: 19/07/2023

Referência: Nunes, C. F. O USO DO WHATSAPP NA EDUCAÇÃO análise sobre a pandemia de Covid-19. 2023. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Com a pandemia de Covid-19 diversas foram as implicações para o âmbito educacional. Muitos profissionais e instituições, se ainda resistentes à incorporação e ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), foram compelidos a ressignificarem as práticas pedagógicas em meio ao ensino remoto emergencial. Diante disso, algumas ferramentas foram muito importantes para amenizar os problemas da paralisação das aulas presenciais. Cita-se, nesse sentido, o WhatsApp, aplicativo de comunicação que foi essencial para as experiências educacionais no período pandêmico. O objetivo geral deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi analisar, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), artigos relacionados ao uso do aplicativo WhatsApp durante a pandemia de Covid-19. A abordagem do estudo foi qualitativa e quantitativa. Os dados analisados foram extraídos do Portal de Periódicos da Capes, tendo em vista o recorte temporal que abrange o período pandêmico, isto é, de 2020 a 2023. Para a pesquisa, usou-se as palavraschave, combinadas Educação, WhatsApp e Pandemia. A busca resultou em 107 artigos com os termos pesquisados e dentro do recorte temporal considerado. A partir disso, houve a construção de uma tabela, de modo que os itens extraídos foram títulos, autores, instituição dos autores, revistaperiódico, instituição da revistaperiódico, ano de publicação, resumo, palavraschave e se o artigo foi revisado pelos autores. Com a investigação, foi possível identificar aspectos como termos mais recorrentes nos títulos eou palavras-chave predominância do periódico Diversitas Journal maior número de pesquisas publicadas no ano de 2021 preponderância da Universidade Federal do Ceará - UFC no tocante à instituição de vínculo dos pesquisadores, dentre outras produções.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20231201910239

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Camila Ferreira Nunes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo