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Título: PRÁTICA PEDAGÓGICA UTILIZANDO MUSEU VIRTUAL UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ACESSO À CULTURA

Título alternativo: PEDAGOGICAL PRACTICE USING A VIRTUAL MUSEUM A CONTRIBUTION FOR ACCESS TO CULTURE

Autoria de: Giovanna Barbara Galvino Augusto de Oliveira

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Ellen Maira de Alcântara Laudares

Segundo membro da banca: Braian Garrito Veloso

Palavras-chaves: Acessibilidade Cultural, Educação, Museu, Sequência Didática, Tecnologias Educacionais.

Data da defesa: 30/06/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 24/07/2023

Data da publicação: 24/07/2023

Referência: Oliveira, G. B. G. A. d. PRÁTICA PEDAGÓGICA UTILIZANDO MUSEU VIRTUAL UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ACESSO À CULTURA. 2023. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Com a finalidade de contribuir para a acessibilidade de crianças em museus, este artigo apresenta uma prática pedagógica, que pode ser aplicada em sala de aula, de professoras e professores que buscam essa acessibilidade. Neste contexto, foi elaborada uma proposta de sequência didática, composta pela apresentação e exploração do Museu da Pessoa e, posteriormente, a criação do próprio museu de uma turma dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O Museu da Pessoa é um museu virtual que possui um acervo com milhares de histórias relatadas sobre os mais variados assuntos. Visando a importância do contato das crianças com museus, é relevante apresentar uma proposta na qual os estudantes tenham acesso a esses espaços e conteúdos, tendo em vista que é através da história e do passado que se constrói o futuro e entende-se as raízes culturais. Dessa forma, será apresentada uma sequência didática que inicia com a realização de uma entrevista com familiares para a construção de um Museu da Pessoa dentro da própria sala de aula, valorizando as narrações e suas culturas orais, assim como os benefícios da tecnologia para a acessibilidade como um facilitador de práticas pedagógicas. A pesquisa aqui desenvolvida é de natureza básica e a metodologia utilizada foi um levantamento bibliográfico, baseado na leitura e interpretação do material selecionado. Para isso serão utilizados artigos como estudos sobre a importância do acesso à museus, visando o direito da criança à cultura e ao uso da tecnologia como facilitador desse acesso. Portanto, por meio da elaboração da presente pesquisa, pretende-se afirmar um diálogo mais efetivo entre a possibilidade de sua realização no contexto escolar e a realidade da sociedade no âmbito cultural e tecnológico, visando o acesso de todos à cultura.

Abstract: In order to contribute to the accessibility of children to museums, this article presents a pedagogical practice that can be applied in the classroom, by teachers and teachers who seek this accessibility. In this context, a proposal for didactic sequence, consisting of the presentation and exploration of the Museum of the Person and, later, the creation of the museum for a group of the Early Years of Teaching Fundamental. The Museum of the Person is a virtual museum that has a collection of thousands of stories told on the most varied subjects. Aiming at the importance of contact with children with museums, it is relevant to present a proposal in which students have access to these spaces and contents, bearing in mind that it is through history and the past that the future and understanding the cultural roots. In this way, a didactic sequence will be presented that begins with conducting an interview with family members for the construction of a Museum of Person within the classroom itself, valuing narrations and their oral cultures, as well as the benefits of technology for accessibility as a facilitator of pedagogical practices. A research developed here is of a basic nature and the methodology used was a survey bibliographic, based on the reading and interpretation of the selected material. for that will be articles were used as studies on the importance of access to museums, aiming at the right of child to culture and the use of technology as a facilitator of this access. Therefore, through the elaboration of the present research, it is intended to affirm a more effective dialogue between the possibility of its realization in the school context and the reality of society in the cultural scope and technological, aiming at everyones access to the culture.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20231201910241

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Giovanna Barbara Galvino Augusto de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

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