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Título: OS USOS DOS RESULTADOS DO SIMAVE PELOS PROFESSORES LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL

Autoria de: Karolayne Rezende de Carvalho

Orientação de: Regilson Maciel Borges

Presidente da banca: Regilson Maciel Borges

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Braian Garrito Veloso

Palavras-chaves: avaliação externa, avaliação de sistemas, docentes, uso das avaliações, simave

Data da defesa: 04/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 24/07/2023

Data da publicação: 24/07/2023

Referência: Carvalho, K. R. d. OS USOS DOS RESULTADOS DO SIMAVE PELOS PROFESSORES LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL. 2023. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A pesquisa discute o tratamento dos resultados oriundos do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE), que avalia, por meio de testes padronizados, os estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental em seu Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA) e também do 5º, 7? e 9º ano do Ensino Fundamental e o 1? e 3º ano do Ensino Médio, por meio do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB). Metodologicamente foi realizada uma pesquisa qualitativa, de natureza básica e de teor exploratório, configurando-se como um estudo bibliográfico e documental que foi desenvolvido em quatro momentos, sendo que nos dois primeiros foram realizados levantamentos bibliográficos sobre o tema em artigos, teses, dissertações e anais de eventos disponíveis on-line em banco de dados. No terceiro momento foram coletados documentos no Portal do SIMAVE e no site da Secretaria de Educação de Minas Gerais, acerca do tema pesquisado e o último momento diz respeito à apresentação dos resultados da pesquisa. Cabe ressaltar que os estudos apontam para a quase inexistência dos usos dos resultados das avaliações externas pelas diferentes instâncias das redes de ensino, o que se aplica ao caso do SIMAVE. Espera-se com essa pesquisa a ampliação do campo dessa temática e verificar se essa avaliação externa fomenta mudanças positivas no cenário educacional ou se ela tem tido seus resultados utilizados para gerar apenas premiações por mérito, conforme a produção de conhecimento sobre o tema pesquisado tem demonstrado.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20231201910634

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Karolayne Rezende de Carvalho e Universidade Federal de Lavras

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