SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: PEDAGOGIA DO TEATRO-EDUCAÇÃO UMA NOVA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA

Autoria de: Jose Carlos Festucci Filho

Orientação de: Dalva de Souza Lobo

Presidente da banca: Dalva de Souza Lobo

Primeiro membro da banca: Mariana Mazoti Gama

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: Arte-educação, Teatro-educação, Formação docente, Pedagogia do Teatro-Educação, Jogos na educação

Data da defesa: 23/06/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 24/06/2023

Data da publicação: 24/06/2023

Referência: Filho, J. C. F. PEDAGOGIA DO TEATRO-EDUCAÇÃO UMA NOVA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA . 2023. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A construção de conhecimento implica a dimensão cultural, social e histórica nela imbricada e é nesse contexto que se fazem necessárias abordagens mais criativas, Nessa perspectiva, o tema proposto para esse trabalho tratou da elaboração da Pedagogia do Teatro Educação a partir do binômio teatro-educação, surgido no século XIX. assumindo como problema de pesquisa a compreensão dos impactos provocados na prática pedagógica considerando o Teatro-Educação. Quanto ao objetivo principal, trata de compreender a dimensão pedagógica do teatro-educação na prática docente. Para tanto, ancorou-se no conceito de Arte-Educação, de Ana Mae Barbosa e na perspectiva de teatro-educação a partir de Koudela, Spolin entre outros. Como procedimento metodológico, a pesquisa se constituiu em três seções, adotando como propor uma prática pedagógica através da metodologia da Pedagogia do Teatro-Educação. Dentre os resultados, verificou-se que lidar com arte é fundamental para a formação estética, assim, a utilização do campo de conhecimento Teatro-Educação, pelo docente, poderá enriquecer sua forma de atuar , tendo em vista a utilização dos recursos artísticos nas escolas visando a promoção do conhecimento de si e do outro, do aprender a conviver e trabalhar no coletivo e do desenvolvimento da expressão e comunicação de seus estudantes.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20231201910640

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jose Carlos Festucci Filho e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo