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Título: TDAH pela perspectiva da educação e da neurociência

Autoria de: Miguel Vieira Tavares Costa

Orientação de: Claudio Lucio Mendes

Presidente da banca: Claudio Lucio Mendes

Primeiro membro da banca: Dyla Maria Duarte Lisboa

Segundo membro da banca: Lígia Marlene Barbosa

Palavras-chaves: TDAH, neurociência, educação, aprendizagem, neurodivergência

Data da defesa: 26/06/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 26/06/2023

Data da publicação: 26/06/2023

Referência: Costa, M. V. T. TDAH pela perspectiva da educação e da neurociência. 2023. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O TDAH é um transtorno neurobiológico multifacetado que afeta crianças e adultos e que tem por característica um padrão persistente de desatenção e ou hiperatividadeimpulsividade, que frequentemente resulta em prejuízos emocionais, sociais e, sobretudo, funcionais. A partir de indagações pessoais e análise do cenário educacional, tal pesquisa buscou compreender o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade por duas vias principais, a da Neurociência, ciência que se pauta em estudar e explicar como se forma, funciona e desenvolve o cérebro humano, e pela via da Educação, aproximando o transtorno das questões oriundas da sala de aula e da aprendizagem. O referencial teórico-metodológico principal se pautou na revisão de bibliografia e no diário de campo como ferramenta auxiliadora da revisão, tendo, portanto, uma abordagem mista qualitativa, reunindo tanto estudo qualitativos como quantitativos e mistos na busca de construir uma argumentação qualitativa. A partir dos objetivos e do referencial teórico se deu a pesquisa bibliográfica, essa registrada e analisada no diário de campo, buscando se artigos com os seguintes descritores TDAH, neurociência e educação e seus correlatos em língua inglesa. Por meio de tais textos pode se compreender o TDAH, por meio da neurociência, em sua estrutura, em quais áreas do cérebro ele afeta e quais suas consequências para a educação, além disso, pode se constatar perspectivas favoráveis as teorias neurocientíficas e psiquiátricas, e, estudos desfavoráveis a esta perspectiva e que apontam a medicalização infantil como consequência. Além do mais, por meio dos artigos foram encontrados a terapia usual para o tratamento do transtorno e os medicamentos usados, sendo eles a Terapia cognitiva comportamental (TCC) e a Ritalina, respectivamente. Concluiu se, com a pesquisa realizada, que os estudos do transtorno são variados em suas visões acerca do mesmo, além, de se constatar uma real necessidade de estudo por parte de professores na busca de se conhecer o transtorno e para além disso, para o aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas com os alunos neurotípicos portadores do TDAH.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20231201910649

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Miguel Vieira Tavares Costa e Universidade Federal de Lavras

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