SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: NEUROCIÊNCIA COMPORTAMENTAL Uma análise do PIAFEX

Título alternativo: Behavioral neuroscience an analysis of PIAFEX

Autoria de: Enia Mara Mariano

Orientação de: Claudio Lucio Mendes

Presidente da banca: Claudio Lucio Mendes

Primeiro membro da banca: Dyla Maria Duarte Lisboa

Segundo membro da banca: Márcio Magalhães da Silva

Palavras-chaves: PIAFEX, autorregulação, funções executivas, educação, neurociência

Data da defesa: 24/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 02/08/2023

Data da publicação: 02/08/2023

Referência: Mariano, E. M. NEUROCIÊNCIA COMPORTAMENTAL Uma análise do PIAFEX. 2023. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente trabalho analisou o Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções Executivas (PIAFEX). O objetivo do presente trabalho foi discutir a dimensão neuropedagógica e qualitativa do programa de intervenção. Parte-se do princípio que neurociência, com suas descobertas, traz à luz conceitos referentes ao funcionamento neural do cérebro humano. Partindo desse pressuposto, a neurociência pode impactar diretamente na prática social ????????Educação????????, uma vez que, mediante seus conhecimentos da relação entre o cérebro e a aprendizagem, contribui ressignificando os processos de ensino-aprendizagem. O trabalho é de cunho analítico, utilizando duas ferramentas de coleta e análise de dados o diário de pesquisa e a revisão bibliográfica realizada em plataformas eletrônicas. Ao se analisar o PIAFEX, identificou-se estudos que consideram o funcionamento neural durante o processo educativo. Nesse viés, o Programa apresentado tem por finalidade proporcionar meios e oportunidades para a prática e para o desenvolvimento das habilidades executivas em crianças, configurando-o como um método de ensino que pensa o sistema neural. Assim, o programa torna-se alvo de estudo, especialmente porque trabalhar-se as funções executivas é algo extremamente difícil de ser desenvolvido teórico e conceitualmente. Segundo a literatura consultada, o PIAFEX apresenta contribuições relativamente ao desenvolvimento das funções executivas e da autorregulação, é o que evidencia a somatória de 75 das pesquisas reaplicadas. No entanto, espera-se que futuras pesquisas reaplicando o PIAFEX sejam realizadas para que se analisem os efeitos do programa, e haja maior quantidade de materiais para o levantamento de revisões bibliográficas para se chegar a novas hipóteses.

Abstract: The present work analyzed the Intervention Program in Self-Regulation and Executive Functions (PIAFEX). The objective of the present work was to discuss the neuropedagogical and qualitative dimension of the intervention program. It is assumed that neuroscience, with its discoveries, brings to light concepts related to the neural functioning of the human brain. Based on this assumption, neuroscience can have a direct impact on the social practice of ????????Education????????, since, through its knowledge of the relationship between the brain and learning, it contributes to redefining the teaching-learning processes. The work is analytical in nature, using two data collection and analysis tools the research diary and the bibliographic review carried out on electronic platforms. When analyzing PIAFEX, studies were identified that consider neural functioning during the educational process. In this bias, the Program presented aims to provide means and opportunities for the practice and development of executive skills in children, configuring it as a teaching method that thinks about the neural system. Thus, the program becomes the target of study, especially since working on executive functions is something extremely difficult to develop theoretically and conceptually. According to the literature consulted, PIAFEX presents contributions regarding the development of executive functions and self-regulation, which is evidenced by the sum of 75 of the reapplied research. However, it is expected that future research reapplying PIAFEX will be carried out in order to analyze the effects of the program, and there will be a greater amount of material for the survey of bibliographic reviews to arrive at new hypotheses.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20231201910754

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Enia Mara Mariano e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo