SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO UM ESTUDO SOBRE O FAZER DOCENTE DURANTE O PERÍODO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL REMOTO

Autoria de: Heyde Ferreira Gomes

Orientação de: Giovanna Rodrigues Cabral

Presidente da banca: Giovanna Rodrigues Cabral

Primeiro membro da banca: Regilson Maciel Borges

Segundo membro da banca: Isabel Cristina Dornelas da Costa

Palavras-chaves: Ensino remoto, educação básica, práticas pedagógicas, ensino-aprendizagem, políticas públicas educacionais.

Data da defesa: 14/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 22/07/2023

Data da publicação: 22/07/2023

Referência: Gomes, H. F. ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO UM ESTUDO SOBRE O FAZER DOCENTE DURANTE O PERÍODO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL REMOTO. 2023. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O ano de 2020 foi marcado pelo início, no Brasil, do surto da doença respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2, denominada Covid-19. A fim de tentar conter o avanço da pandemia e minimizar o número de internações, para não sobrecarregar o sistema de saúde, uma das recomendações foi o fechamento das instituições escolares, com a suspensão das aulas e adoção do ensino remoto. A pandemia causada pela Covid-19 trouxe um formato de ensino diferente daquele que os estudantes estavam até então acostumados. Observa-se que, de forma abrupta e sem aviso prévio, o distanciamento social passou a ser a regra e colocou em xeque um sistema educacional tradicional, focado em práticas consagradas desde o século XIX, quando as únicas ferramentas didáticas eram o quadro negro, o giz e a voz do professor. Com base nesse cenário, este trabalho tem como objetivo investigar como ocorreu o processo de ensino e aprendizagem na Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais durante o Ensino Remoto e analisar o retorno presencial. Para alcançar os objetivos levantados, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória por meio de uma revisão bibliográfica e uma coleta de dados, realizada por meio de questionário enviado às escolas estaduais de Minas Gerais. As respostas dadas pelos professores ao questionário revelam os desafios complexos enfrentados por eles durante o período de ensino remoto e o retorno presencial. Eles destacam a importância de abordar as desigualdades educacionais, investir em infraestrutura tecnológica, fornecer suporte socioemocional aos alunos e promover aprimoramentos na formação e no suporte aos professores. A análise dessas respostas destaca a necessidade contínua de adaptar e melhorar as estratégias de ensino para garantir uma educação de qualidade para todos os estudantes.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20231201910773

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Heyde Ferreira Gomes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo