SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autoria de: Leticia de Fatima Ferreira

Orientação de: Claudio Lucio Mendes

Presidente da banca: Cláudio Lúcio Mendes

Primeiro membro da banca: Dyla Maria Duarte Lisboa

Segundo membro da banca: Márcio Magalhães da Silva

Palavras-chaves: neurociência, educação, aprendizagem, docência, ensino

Data da defesa: 24/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 25/07/2023

Data da publicação: 25/07/2023

Referência: Ferreira, L. d. F. NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2023. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente trabalho visa compreender os fundamentos neurocientíficos do processo de aprendizagem que podem contribuir com as práticas educativas. Tem como objetivo identificar as propostas neurocientíficas para a educação, analisando quais poderão auxiliar na melhoria da aprendizagem dos estudantes nas instituições educativas. A relação entre neurociência e educação tem se tornado cada vez mais importante nos últimos anos. Com avanços na tecnologia de imagem cerebral e na compreensão do funcionamento do cérebro, os pesquisadores têm obtido novas perspectivas sobre como as pessoas aprendem e desenvolvem habilidades. Esta pesquisa é de cunho qualitativo exploratório-explicativo, por meio da revisão bibliográfica. Para alcançar o objetivo, as técnicas de pesquisa selecionadas foram os registros em diário de pesquisa e os procedimentos de revisão bibliográfica, baseada na leitura e interpretação do material selecionado, da maneira mais criteriosa possível. A coleta ocorreu através das bases de dados do Portal CAPES SCIELO e BDTD. Os critérios de inclusão levaram em conta ser artigo, dissertação ou tese, e possuir padrão científico fidedigno exibir a interface neurociência com a educação e tratar da temática da aprendizagem. Em suma, espera-se discutir a ação educativa em interlocução com o conhecimento do campo neurocientífico, refletindo se tal campo pode colaborar com a prática docente ao problematizar como a aprendizagem se consolida, tendo como órgão central o cérebro.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20231201910873

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Leticia de Fatima Ferreira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo